.
 
 
Cursos que apóiam a gestão do consultório médico
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/01/2010

Cursos que apóiam a gestão do consultório médico

ICS oferece capacitação em marketing e administração

Logo após a graduação, ou mesmo antes da finalização do curso de Medicina, muitos profissionais começam a se preocupar com o rumo que desejam dar a suas carreiras. Abrir ou não um consultório? Trabalhar ou não para outrem? Credenciar convênios ou não? Quanto cobrar pelo serviço prestado? Como cobrar? “Estas preocupações são muito pertinentes, pois o sucesso é fruto do planejamento. Tradicionalmente, nossas escolas de Saúde são muito boas no quesito informação e embasamento teórico, mas deixam a desejar quando o tema é a gestão da carreira do profissional de saúde, pois não oferecem noções aprofundadas de administração e marketing. São muitos os relatos de dificuldades e percalços neste caminho”, diz Aléssio Calil Mathias, membro do conselho diretivo do ICS, Instituto de Ciência da Saúde.

A imagem clássica do médico, vestido de jaleco branco e com uma maletinha de couro marrom na mão é, hoje, quase uma referência afetiva. Esta imagem pertence ao passado. Tempo em que bastava finalizar o curso de Medicina e abrir o próprio consultório, colocando uma placa na frente de casa. Tempo que passou... “Hoje, a Medicina tem uma nova cara, marcada pela economia globalizada, pelas diferenças sociais, pelo marketing socialmente responsável e pelos avanços tecnológicos. A prática médica é influenciada por um novo paciente, que é um consumidor poderoso. E é justamente a transformação do paciente ‘no consumidor poderoso’, ‘no cliente que precisa ser fidelizado’ um dos fatores primordiais de mudança neste novo cenário social”, defende Mathias.

 

Novas exigências sociais foram incorporadas à relação médico x paciente. Para exercer a Medicina, hoje, é preciso mais transparência, mais fortalecimento dos relacionamentos interpessoais. É preciso que o médico avalie a concorrência, o tamanho do seu mercado. É necessário planejar a sua participação no mercado de saúde, saber qual o seu ‘share’. “Levando em consideração todas estas variáveis, além dos cursos de formação e pós-graduação em saúde, oferecemos também cursos que apóiam e facilitam a gestão do consultório médico”, defende o diretor do ICS.

 

Cursos que apóiam a gestão do consultório

 

1) Como Administrar o Consultório

Data de realização: 24 de março a 07 de abril, sempre às quartas-feiras

Horário: 13:00 às 17:00

 

Muitas vezes, o médico se sente perdido na hora de estipular o preço de uma consulta ou de comprar este ou aquele equipamento. Mas o mercado exige que ele decida, que tenha conhecimento de ferramentas gerenciais que tornem o desempenho do seu consultório o melhor possível. “A gestão – o processo que usa os recursos disponíveis de maneira eficiente, para empreender o deslocamento da situação atual para uma meta estabelecida, monitorando esse deslocamento para que continue ocorrendo na direção correta – precisa estar fundamentada em conceitos básicos e requisitos que atendam às necessidades de todas as partes interessadas no negócio. Administrar não significa apenas decidir qual é o software mais adequado para determinado trabalho ou o que é melhor em termos de telefonia. Inclui cuidar da postura da secretária, da limpeza do consultório. São processos do dia-a-dia que representam uma pequena parte do que vem a ser a Administração. A gestão implica em conceitos que envolvem, dentre outros requisitos, a qualidade centrada no cliente, o foco nos resultados, o comprometimento, a visão de futuro, a valorização das pessoas, a responsabilidade social, temas que discutimos em classe, nos cursos que ministramos no ICS”, destaca o professor do Curso Como Administrar o Consultório Médico, oferecido pelo ICS, Instituto de Ciências da Saúde, Fernando Schiavetto.

 

2) Recepção e Atendimento

Data de realização: 14 e 15 de junho

Horário: 17:00 às 22:00

O atendimento é a única maneira de garantir a sobrevivência de uma clínica ou de um consultório. São mais bem sucedidos os profissionais de saúde que mais prezam por um bom relacionamento com seus pacientes. E o segredo para tanto é desenvolver habilidades para atender bem. Quem se propõe a se relacionar com os pacientes deve estar consciente de que o lado emocional deve estar muito bem trabalhado. “É preciso estar satisfeito com seu trabalho para poder transmitir este contentamento ao paciente. Um atendente que não consegue separar a vida pessoal da vida profissional transmite ao paciente, seja pelo telefone, ou pessoalmente, toda sua insatisfação. O tom de voz, a expressão facial e, principalmente, as atitudes são as impressões que o paciente obtém daquele que está representando sua clínica, seu negócio. Atender bem é uma questão de atitude e treinamento constante. No ICS, promovemos o Curso Recepção e Atendimento, no primeiro e no segundo semestre. Recomendamos que ele seja feito pelo menos uma vez por ano por secretárias e recepcionistas de consultórios médicos, hospitais e laboratórios. A atualização dos conhecimentos contribui positivamente com a melhora do atendimento prestado por estes profissionais”, defende Heloísa Borges, diretora de Relacionamento e Marketing do ICS, Instituto de Ciências em Saúde, e professora do Curso Recepção e Atendimento.

3) Marketing Aplicado para Médicos

Data de realização: de 04 de março a 24 de junho, sempre às quintas-feiras

Horário: 08:00 às 12:00

 

“Se fôssemos montar um consultório médico, agora, recomendaríamos o investimento na contratação de pessoas muito qualificadas, treinamento e melhoria dos processos internos. Quando você atende bem o paciente, ele se torna propulsor de informações sobre o seu trabalho. Além do marketing de relacionamento, é importante investir no endomarketing, que significa a padronização da comunicação do consultório ou clínica, ou seja, os valores éticos e profissionais do médico devem ser disseminados entre todos os colaboradores da clínica, que assim, trabalham alinhados com a cultura de valores do profissional responsável. Buscamos concentrar todas estas informações no conteúdo programático do Curso Marketing Aplicado a Médicos. Procuramos discutir com o médico a idéia de que o marketing envolve informações de mercado, procuramos ajudá-lo a aplicar estas ferramentas no trinômio serviço-preço-promoção, na construção e no fortalecimento da marca, na excelência do atendimento prestado, nos recursos de relações públicas e nas alternativas à divulgação do profissional, como formas de gerar valor e fidelizar pacientes”, destaca Heloísa Borges, diretora de Relacionamento e Marketing do ICS, Instituto de Ciências em Saúde, e coordenadora do Curso Marketing Aplicado para Médicos.

 

4) Marketing de Serviços voltado para Resultados

Data de realização: de 05 a 26 de maio, sempre às quartas-feiras

Horário: 14:00 às 18:00

 

No mundo moderno e globalizado em que vivemos, o médico precisa trabalhar e desenvolver a sua capacidade de gestão, de administração e de comunicação para lidar com mais facilidade com os novos paradigmas sociais. “Apostar unicamente em publicidade não resolve o problema deste profissional. A propaganda não conscientiza, não cria valores. Muito comumente, ela infringe o código de ética da categoria. Marketing é muito mais que propaganda. São ferramentas e estratégias que auxiliam o médico a identificar as necessidades e os desejos dos seus pacientes, para que ele possa transformar essas demandas em uma experiência gratificante, num serviço primoroso. No Curso de Marketing de Serviços do ICS, buscamos oferecer aos profissionais da área de saúde uma visão completa de marketing de serviços voltados para o consultório médico. Na venda e uso de serviços de saúde notam-se alguns aspectos diferentes que precisam ser conhecidos para efeito da aplicação de técnicas de marketing nesta área”, diz o Prof. Fernando Schiavetto, que ministra o Curso de Marketing de Serviços no ICS, Instituto de Ciências da Saúde.

 

SERVIÇO:

 

ICS - O Instituto de Ciências em Saúde é uma entidade privada que visa o aprimoramento de profissionais da área da Saúde – Medicina, Psicologia, Nutrição, Biologia e Biomedicina – em nível de extensão e pós-graduação. Tem como missão aprimorar técnicas e conceitos já existentes, bem como avançar no campo da pesquisa, empregando tecnologias de ponta, trazendo benefícios para a prática diária dos profissionais de saúde e agregando valor e satisfação ao atendimento prestado aos pacientes.

 

 

ICS - Instituto de Ciências em Saúde

Avenida Indianópolis, 171, Moema.

São Paulo.

Tel: (11) 5052 1409.

Site: http://www.ics.med.br

atendimento@ics.med.br

http://carreiranasaude.wordpress.com

http://twitter.com/carreiranasaude


Autor: Luzinete Marques
Fonte: Instituto de Ciências em Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581