.
 
 
Especialistas dão dicas de cuidados com a pele no Carnaval
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/02/2010

Especialistas dão dicas de cuidados com a pele no Carnaval

Mantenha a pele em ordem mesmo exposto ao sol na praia e nos blocos de rua

A rotina de muita dança, pulos e corrida atrás de trios é pura diversão para quem curte o Carnaval. Para que o feriado seja só alegria, vale, entretanto, cuidar da saúde, em especial da pele. A exposição exagerada ao sol sem proteção e a desidratação, se não forem evitadas, podem trazer mais problemas do que momentos felizes, de acordo com a dermatologista Daniela Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Portanto, antes de partir para o samba, ela recomenda ao folião aplicar o protetor solar ainda em casa, de preferência com fator solar de 30 para cima, independente da cor da pele. A reaplicação nestas ocasiões é sempre recomendada, principalmente se a transpiração for excessiva. Mas como em blocos de rua lotados nem sempre isso é possível, a dermatologista dá outras dicas.

Filtro a prova d`água e protetor labial

- O ideal é usar filtros mais resistentes, como os a prova d´água, que têm uma absorção maior na pele e duram mais. Como as pessoas transpiram muito mais porque estão dançando, o filtro pode ir se perdendo. Para quem tem a pele muito clara, vale levar um protetor em spray, pois é mais fácil de aplicar, sugere.

A proteção da pele é essencial para evitar queimaduras na pele, muito comuns se houver exposição ao sol depois das 10h até as 17h, considerando o horário de verão. Como estes horários coincidem com a hora da apresentação de muitos blocos do carnaval de rua, a médica insiste na necessidade do uso do filtro e de acessórios como bonés ou chapéus de abas largas e do protetor labial.

A atenção aos lábios deve ser a mesma dada à pele, pois segundo a dermatologista, muita exposição ao sol pode provocar lesões e, a longo prazo, um tipo de câncer nos lábios chamado carcinoma espinocelular, que costuma atingir também as mucosas bucal e genital.

- Use um protetor labial com filtro solar e reaplique sempre quando os lábios estiverem secos, principalmente no lábio inferior, onde há maior incidência da lesão, explica.

Para quem não estiver em blocos, mas exposto ao sol na praia, os cuidados devem ser os mesmos. Neste caso, há ainda a vantagem de ser possível reaplicar o filtro solar sempre que voltar da água ou transpirar demais.

Já me queimei, e agora?

Para quem não se cuidou nos primeiros dias de Carnaval e ganhou uma dolorosa queimadura, Daniela Nunes ensina a "dar um jeito" para poder continuar se divertindo. A dermatologista indica o uso de loções pós-sol vendidas em qualquer farmácia, além de hidratantes corporais, junto ao uso do protetor solar, para aliviar a ardência e diminuir o aspecto de camarão.

- Quem estiver com queimaduras deve usar produtos com substâncias calmantes com camomila e hidratar bastante a pele mais de uma vez por dia, sem se esquecer do protetor solar. Pode passar o pós-sol e o protetor solar por cima antes de sair para a rua.

Tomados os devidos cuidados, ganhar um bronzeado durante o Carnaval pode ser perfeitamente possível. O segredo é só não descuidar do protetor solar e expor-se ao sol somente nos horários permitidos - até as 10h e depois das 17h. A alimentação rica em betacaroteno, encontrado na cenoura, abóbora, acerola, brócolis, rúcula, beterraba, mamão e batata-doce pode ajudar a melhorar o aspecto do bronze. Não há quantidade estabelecida oficialmente, mas acredita-se que o equivalente a cinco porções por dia dos alimentos citados sejam suficientes para as necessidades diárias, segundo o dermatologista Agnaldo Augusto Mirandez, diretor da clínica Perfetta, em São Paulo.

Mais dicas

O dermatologista dá outras sugestões para ajudar a manter a pele saudável no verão.

- Os protetores em gel mostraram-se mais eficazes em estudo controlado, realizado aqui no Brasil. A seguir vêm as loções (os sprays estão nesta categoria) e, por último, os cremes;

- A combinação de sol e frutas cítricas – como limão e laranja – pode ter resultados desagradáveis, que vão de manchas na pele a queimaduras de segundo grau;

- Fique atento a alterações na pele. Detectar uma lesão maligna a tempo pode evitar problemas maiores;

- Beba dois litros de água por dia e evite praticar exercícios intensos nos dias quentes.


Autor: Camila Neumam
Fonte: Portal R7

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581