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Administração e marketing de consultórios e clínicas odontológicas: cursos do CETAO fornecem dicas
 
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12/02/2010

Administração e marketing de consultórios e clínicas odontológicas: cursos do CETAO fornecem dicas

Abrir ou não um consultório? Trabalhar ou não para outrem? Credenciar convênios ou não? Quanto cobrar pelo serviço prestado? E como?

“Estas preocupações são muito pertinentes dos cirurgiões-dentistas, pois o sucesso é fruto do planejamento. Tradicionalmente, nossas escolas de Saúde são muito boas no quesito informação e embasamento teórico, mas deixam a desejar quando o tema é a gestão da carreira do profissional de saúde. Nossos dentistas gozam de boa reputação mundialmente, entretanto, aprendem às duras penas a administrar o próprio negócio. São muitos os relatos de dificuldades e percalços”, diz o Prof. Fernando Schiavetto, coordenador do Curso Como Administrar o Consultório , oferecido pelo CETAO.

Segundo Schiavetto, os dentistas que participam de seus cursos, nos últimos anos, vêm em busca de ferramentas de gestão que os torne mais competitivos. “Em tempos difíceis, como o que vivemos, com a economia globalizada, quem desenvolver um bom sistema de controle financeiro-econômico terá vantagem sobre seu concorrente. Assim, é necessário conhecer profundamente o próprio negócio, criando um controle de custos, administrando o estoque e conseqüentemente as compras. Com a compreensão e a aplicação dos conceitos de administração, o dentista pode melhorar o desempenho do seu consultório, aumentando as margens de contribuição - lucros finais - e estabelecendo uma política de preços e de cobrança condizentes com as necessidades do seu negócio e as de seus pacientes”, explica o coordenador do Curso Como Administrar o Consultório, oferecido pelo CETAO.

Contribuição do marketing

Neste mundo moderno e competitivo, o dentista precisa desenvolver, além da capacidade de gestão e de administração, habilidades de comunicação para lidar com mais facilidade com os novos paradigmas sociais. “Apostar unicamente em publicidade não resolve o problema deste profissional. A propaganda não conscientiza, não cria valores. Muito comumente, ela infringe o código de ética da categoria. Marketing é muito mais que propaganda. São ferramentas e estratégias que auxiliam o dentista a identificar as necessidades e os desejos dos pacientes, para que ele possa transformar essas demandas em uma experiência gratificante, num serviço primoroso”, defende a Profª Heloísa Borges, dentista, consultora de marketing e coordenadora do Curso Marketing Aplicado a Dentistas”, oferecido pelo CETAO.

Um trabalho de marketing bem feito aumenta a percepção do paciente sobre a qualidade do serviço prestado e do atendimento recebido, gera satisfação e indicações diretas do profissional. “Buscamos concentrar todas estas informações no conteúdo programático do Curso do CETAO. Vamos ensinar ao dentista que o marketing envolve informações de mercado. Vamos ajudá-lo a aplicar estas ferramentas no trinômio serviço-preço-promoção, na construção e no fortalecimento da marca, na excelência do atendimento prestado, nos recursos de relações públicas e nas alternativas à divulgação do profissional, como formas de gerar valor e fidelizar pacientes”, destaca a coordenadora do Curso.

Recebendo bem o paciente

E numa época em que os consultórios não podem dispensar pacientes, as secretárias e recepcionistas se tornaram peças fundamentais para o bom funcionamento do negócio. “O que não pode ser deixado de lado é a qualificação dessas profissionais – afinal, é um alívio para o dentista saber que tudo está correndo bem nas outras dependências do consultório”, afirma Heloísa Borges, coordenadora do Curso Recepção – Qualidade Total no Atendimento ao Cliente do CETAO.

É preciso que as funções da recepcionista e da secretária – muitas vezes, uma única pessoa desempenha as duas funções – sejam muito bem definidas. “A preparação de uma boa recepcionista começa logo na seleção, que, de preferência, deve ser feita pelo próprio dentista com quem a profissional vai trabalhar. Se não houver empatia imediata, passe para a candidata seguinte”, recomenda a professora do CETAO. Após a seleção, é importante que a recepcionista e/ou a secretária participe de um curso interpessoal e de seminários de capacitação profissional, onde aprenda a lidar com a rotina da clínica onde irá trabalhar. “Uma recepcionista motivada e treinada não é despesa, é investimento de retorno garantido. Os dentistas já descobriram que podem ter os melhores aparelhos, uma bela clínica, mas apenas isso não basta... O paciente percebe imediatamente quando existe investimento no material humano. E é isso que dá o retorno esperado”, argumenta a Profª Heloísa Ribeiro Borges.

Informações sobre os Cursos

Para saber mais sobre os cursos Treinamento para Auxiliar de Saúde Bucal; Administração e Marketing para Secretárias e ASB; Recepção: Qualidade Total no Atendimento ao Cliente e Iniciação Básica para Atendimento e Recepção em Clínicas e Consultórios: acesse aqui.

Para informações sobre Como Administrar o Consultório e Marketing de Serviços Voltados para Resultados, acesse: acesse aqui.

SOBRE O CETAO:

O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 12 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.

www.cetao.com.br

http://carreiraodontologica.wordpress.com

http://twitter.com/cetao
 

 


Autor: Márcia Wirth
Fonte: Consultoria de Comunicação-Educação

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