.
 
 
Profissão: cuidar dos outros
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/02/2010

Profissão: cuidar dos outros

O enfermeiro possui um mercado de trabalho diversificado

O ato de cuidar é o centro da profissão do enfermeiro. Mais do que medicar e observar, esse profissional dedica-se inteiramente na manutenção da saúde, educando a população, buscando formas de prevenção e dedicando-se ao tratamento de pacientes. “O profissional da enfermagem deve saber a importância do ato de cuidar e de dedicar-se ao outro, atuando na prevenção, controle e tratamento das mais diversas enfermidades”, ressalta Giovanna Batista Leite Veloso, coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem do Grupo CBES.

Devido a esse papel fundamental na saúde, o enfermeiro precisa ser um profissional completo e apaixonado pelo que faz. “O enfermeiro precisa ter uma visão total do ser humano, pois em qualquer área, sua principal função é cuidar do paciente”, diz. Hoje, esse profissional não se restringe aos hospitais. Pode atuar em diversas áreas como docência, administração, assessoria, pesquisa e consultorias em clínicas, consultórios, escolas, empresas, indústrias e órgãos governamentais.

De acordo com a coordenadora, uma área muito procurada hoje é a Enfermagem do Trabalho, já que as empresas cada vez mais necessitam do enfermeiro para atuar na prevenção de acidentes e na melhoria da qualidade de vida de seus trabalhadores. A remuneração média do profissional varia de R$ 1.700,00 a 1.800,00, com uma jornada de trabalho de 30 a 40 horas semanais. “Os profissionais que se destacam são aqueles que possuem algum diferencial, como uma boa especialização”, explica.

Graduação ou técnico?

Mas se você decidiu trabalhar na área de enfermagem é preciso também escolher entre o nível técnico ou superior. Isso irá depender da função que quer exercer e o tempo da formação. “O curso técnico tem duração de dois anos e é mais voltado para a prática”, observa a professora Giovanna. O curso de graduação dura quatro anos, e além da parte prática, tem um aprofundamento da teoria. “Entretanto, os dois profissionais atuam em conjunto, visando o bem-estar do paciente, sendo que cada um tem atribuições diferentes na equipe”, conta.

O enfermeiro pode exercer qualquer atividade relacionada a sua área, mas geralmente trabalha em atividades como direção, administração, coordenação, planejamento, execução e avaliação da equipe de enfermagem. Além disso, pode cursar uma pós-graduação e se especializar em uma área específica. “Já o técnico de enfermagem trabalha com a assistência e orientação ao paciente”, esclarece.


Autor: Camile Triska
Fonte: Expressa Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581