.
 
 
ANVISA proíbe venda de óculos em farmácias
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/02/2010

ANVISA proíbe venda de óculos em farmácias

Resolução combate o agravamento da vista cansada ou presbiopia que tem como maior causa o uso de óculos sem prescrição médica

A partir desta quinta-feira, dia 18, começam a contagem regressiva da automedicação e do uso de óculos de leitura sem receita médica. Entra em vigor a resolução 44 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que proíbe a exposição de medicamentos ao alcance do consumidor e a venda de óculos em farmácias. A regra deve ser seguida pelo menos em São Paulo onde o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) apóia a resolução. Já a ABRAFARMA (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) entrou com uma liminar que desobriga 60 mil estabelecimentos do País a cumprir a nova regra. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, hoje o uso de óculos sem prescrição médica é a maior causa do agravamento da presbiopia ou vista cansada. O problema surge a partir dos 40 anos quando o cristalino, lente natural dos olhos, começa a perder a flexibilidade e com isso a capacidade de focalizar as imagens de perto. Significa que atinge 3 em cada 10 brasileiros e tende a crescer com o envelhecimento da população. Segundo o especialista, mais da metade dos présbitas chegam ao consultório usando óculos de farmácia. Não por acaso, ele diz que já atendeu pacientes com menos de 60 anos e 3 graus de presbiopia, quando o normal é atingir este grau aos 70 anos.

Queiroz Neto aponta quatro características dos óculos de farmácia que facilitam a rápida progressão da presbiopia por exigirem maior esforço visual:

· Lentes com superfície irregular que distorcem a luz.

· Mesmo grau nas duas lentes contra graus diferentes em cada olho comum a toda pessoa.

· Distância pupilar padrão contra distância pupilar individual.

· Grau aproximado e medido a uma única distância.

Cirurgia Para Presbiopia Ganha Maior Precisão

O brasileiro não está preparado para o envelhecimento da população. Por isso resiste ao uso de óculos de leitura. A prova disso é que 60% preferiam estar bem longe dos óculos. Queiroz Neto diz que a vista cansada associada à miopia, hipermetropia ou astigmatismo pode também ser corrigida por lentes de contato multifocais. Além de esconder a idade, as lentes oferecem melhor acuidade e campo visual que os óculos. O problema é que a adaptação se torna mais difícil com o envelhecimento por causa da redução lacrimal, comenta. A boa notícia é que a cirurgia para correção da presbiopia acaba de dar um salto de qualidade. O especialista que faz parte de um seleto grupo de médicos credenciados a utilizar o laser de femtosegundo, diz que hoje a cirurgia é mais rápida e segura. Isso porque todo o procedimento em que o centro da córnea é moldado para enxergar de de perto e a periferia para enxergar de longe é feito a laser , o que garante maior precisão cirurgica. Para quem optou pelos óculos de farmácia e já está com a presbiopia próxima de 3 é uma nova luz no fundo do túnel.


Autor: Eutrópia Turazzi
Fonte: LDC Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581