.
 
 
Farol vermelho para distúrbios do sono
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/03/2010

Farol vermelho para distúrbios do sono

Segundo dados da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), entre 27% e 32% dos acidentes de trânsito são causados por condutores que dormem ao volante

Distúrbios do sono desencadeiam um problema bastante conhecido pela maioria dos motoristas: sonolência na hora de dirigir. Isso porque a principal causa da sonolência diurna é uma noite mal dormida. Portanto, pacientes que sofrem de apneia do sono, ronco ou bruxismo do sono, podem causar acidentes de trânsito, pois esses problemas fragmentam o sono impedindo que a pessoa tenha um sono profundo e reparador que a descanse o suficiente para que ela possa exercer suas atividades durante o dia , como dirigir ou operar um máquina.

Segundo dados da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), entre 27% e 32% dos acidentes de trânsito são causados por condutores que dormem ao volante. O estudo ainda aponta que entre 17% e 19% das mortes são provocadas por motoristas sonolentos, 16% dos motoristas de ônibus afirmam terem cochilado enquanto dirigiam, aponta estudo feito pelo Instituto do Sono da Unifesp.

Comparando motoristas com apneia do sono a indivíduos normais, os que sofrem com o distúrbio tem uma incidência sete vezes maior para causar acidentes que os não portadores de apneia. Pesquisa feita por Findley, Unverzagt e Suratt (1988), concluiu que esses pacientes têm um risco significativamente mais alto para se envolverem em acidentes de trânsito. Findley LJ, Unverzagt ME, Suratt PM. Automobile accidents involving patients with obstructive sleep apnea. Am Rev Respir Dis 1988;138(2):337-40.

Distúrbios como ronco, apneia, bruxismo e dor de cabeça relacionados aos distúrbios temporomandibulares (ATM) fragmentam o sono, causando no indivíduo todas as sensações de cansaço e sonolência que uma uma noite mal dormida acarreta. “As pessoas têm a falsa impressão de que o ronco é sinal de sono profundo, quando na verdade é o contrário – o barulho e a dificuldade de respirar deixam o indivíduo num estado que não permite que o corpo recarregue as energias da forma necessária” explica Dr. Eduardo Rollo Duarte, especialista em Odontologia do sono. Ronco, apneia, bruxismo e problema na ATM têm solução e tratamento certos. Trata-se de uma escolha valiosa, e que pode mesmo evitar acidentes nas ruas e estradas.

A apneia do sono também pode comprometer o sistema cardiovascular, o que pode desenvolver hipertensão arterial.

Pacientes que sofrem desses distúrbios tendem a sentir muito cansaço no dia seguinte e acabam por cochilar ao volante podendo causar acidentes.

“Num piscar de olhos, o motorista pode bater o carro, por estar sonolento ou cansado”, finaliza o especialista.

Dr. Eduardo Rollo Duarte é dentista formado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, em Bauru (FOB); Especialista em Periodontia também pela USP – Bauru; Mestre e Doutor em Prótese Dental pela USP – SP com aplicação em distúrbios do sono relacionados à Odontologia. Dr. Eduardo atende em clínicas em São Paulo, Bauru e Curitiba. www.eduardorollo.com.br / www.dormirbem.zip.net


Autor: Imprensa
Fonte: Flöter & Schauff

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581