.
 
 
Apenas 10% da população brasileira pratica atividade física com regularidade, indica Pnad
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


31/03/2010

Apenas 10% da população brasileira pratica atividade física com regularidade, indica Pnad

Pesquisa mostra que 28,2 milhões de pessoas, cerca de 20% da população não realizam nenhuma atividade física

Segundo levantamento do governo federal, somente 14,9 milhões de pessoas, ou 10,2% da população pratica atividade física com frequência. Mais de 60% tem menos de 34 anos e a maioria é homem. Estes dados foram divulgados pelo o Suplemento de Saúde da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2008, nesta quarta-feira (31).

Estes são aqueles que se enquadram na definição de “ativo no lazer” da Organização Mundial da Saúde. Para a OMS, ser ativo é: praticar futebol, basquete, ginástica aeróbica, corrida (inclusive em esteira) ou tênis durante pelo menos três dias por semana, com duração diária de 20 minutos ou mais; ou caminhada ou outra modalidade de exercício físico ou esporte durante pelo menos cinco dias por semana, com duração diária de 30 minutos ou mais.

Em uma abordagem mais ampla, 28,2% da população de 14 anos ou mais de idade, informaram ter praticado exercícios físicos ou esportes nos três meses anteriores a data da entrevista. Aqui foi considerado ainda como atividade física o costume de ir a pé ou de bicicleta do domicílio para o trabalho; andar a maior parte do tempo, carregar peso ou fazer esforço físico intenso no trabalho; fazer faxina no próprio domicílio, sozinha ou com ajuda de outra pessoa.

A pesquisa mostra que 28,2 milhões de pessoas, cerca de 20% da população não realizam nenhuma atividade física. Dentre os idosos com mais de 65%, 1/3 não pratica qualquer exercício.

Praticamente a metade das pessoas faz atividade duas vezes por semana, em geral (93,5%) por 30 minutos diários.

Renda x Atividade

A prática de exercício físico está relacionada à renda do cidadão. Em torno de 20,2% daqueles que ganhavam menos de 1 salário mínimo praticavam exercício físico ou esporte, enquanto entre os que ganhavam acima de 5 salários mínimos, este percentual ultrapassou 50%.

Outro dado curioso da pesquisa é que mais de 1/3 dos trabalhadores do Brasil, ou 30,6 milhões, ia, em 2008, para o trabalho a pé ou de bicicleta. Esta era a forma de locomoção utilizada por mais da metade da população de 14 a 17 anos e por 41,5% entre aqueles com 18 a 19 anos.

Entre os que tinham rendimento domiciliar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo,
o percentual dos que iam a pé ou de bicicleta para o trabalho foi estimado em 57,5%. Para a faixa acima de 5 salários mínimos, o percentual era de 10,8%.

Um pouco menos da metade da população com 14 anos ou mais (49,7%) também afirmou que costuma fazer faxina no próprio domicílio, sozinha ou com a ajuda de outra pessoa. Pouco mais de 1/4 dos homens tinha esta prática, enquanto 72,1% das mulheres foram incluídas nesta estatística.
 


Autor: Imprensa
Fonte: Agência Estado

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581