.
 
 
Saúde infantil
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/04/2010

Saúde infantil

Teste da Orelhinha estará disponível em abril para todos os recém-nascidos gaúchos

O teste da orelhinha, exame rápido e indolor realizado em bebês para detecção precoce de surdez, estará à disposição de todos os recém-nascidos gaúchos, a partir deste mês. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES), adquiriu 40 aparelhos para a realização do teste, num investimento total de R$ 700 mil. As cidades que receberam os equipamentos, serão referência para os municípios vizinhos, de forma a cobrir as 19 Regiões de Saúde do Estado.

As cidades foram escolhidas pela SES conforme critérios técnicos, que levaram em conta o maior número de nascidos vivos, e aquelas que possuem UTI neonatal, devido à prevalência de surdez em bebês de risco, como os prematuros. A cada 100 crianças que necessitam utilizar UTI, de duas a quatro são acometidas pela doença. Os equipamentos estarão localizados nos hospitais ou em postos de saúde.

Os fonoaudiólogos responsáveis pela realização do teste já estão capacitados para realizar a triagem auditiva, que pode ser feita até o terceiro mês de vida, mas preferencialmente no primeiro mês. Os bebês que apresentam alteração nos testes, são encaminhados para a Rede de Atenção à Saúde Auditiva, onde recebem tratamento, que inclui prótese e acompanhamento, custeados pelo SUS. O RS possui nove serviços especializados para este tipo de atendimento, sendo um em cada macrorregional e três na Região Metropolitana.

Os municípios que receberam os aparelhos são os seguintes: Porto Alegre (2 aparelhos), Canoas, Gravataí, São Leopoldo, Pelotas, Carazinho, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Santa Rosa, Viamão, Novo Hamburgo, Esteio, Sapucaia do Sul, Sapiranga, Guaíba, Taquara, Montenegro, Rio Grande, Santiago, Vacaria, Bento Gonçalves, Soledade, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Uruguaiana, Santana do Livramento, Alegrete, São Borja, São Gabriel, Itaqui, Erechim, Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Estrela, Panambi, Osório, Torres e Frederico Westphalen.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581