.
 
 
Você já cuidou da sua voz hoje?
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/04/2010

Você já cuidou da sua voz hoje?

Especialista da Paraná Clínicas alerta para pequenas atitudes que podem garantir a saúde da voz

A voz é uma característica humana que é resultada do ar que sai dos pulmões e faz vibrar as pregas vocais na laringe. Cada pessoa tem suas próprias características de voz, que também é uma ferramenta que possibilita a comunicação e expressão. A voz é um instrumento de trabalho para muitos profissionais, como professores, locutores, palestrantes, cantores, artistas de teatro, entre outros. Para estes, os cuidados com a voz devem ser ainda maiores, principalmente em relação aos cuidados que se deve tomar, o que se deve evitar e o reconhecimento de alguns sintomas. Afinal, pequenos procedimentos, além da visita periódica ao médico, podem ajudar a manter a saúde da voz em dia.

O mau uso da voz pode trazer alterações anatômicas nas pregas vocais, como edemas, nódulos, pólipos, sulcos, entre outros. Ou seja, fatores que podem aparecer nas estruturas da laringe originando os distúrbios da voz. Os sintomas são pigarro, ardência na garganta, cansaço ao falar, ronquidão, falta de volume e projeção da voz, tensão cervical e sensação de corpo estranho na garganta. “As disfonias podem ser resultados de problemas orgânicos ou emocionais. É fundamental que os profissionais de voz sejam avaliados por otorrinolaringologistas e fonoaudiológos, de preferência, com alguma especialização na área vocal para que se faça sempre a prevenção das alterações vocais”, explica o Odilon Ferreira Neto, otorrinolaringologista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais.

Entre as dicas do especialista estão alguns benefícios que podem ajudar na manutenção de uma voz saudável, como:

* hidratar-se com 1 a 1,5 litros de água por dia;
* manter um período de repouso vocal ao dia;
* alimentar-se de forma saudável ingerindo frutas e verduras (a maçã é um excelente alimento pois é adstringente e a mastigação exercita a musculatura facial);
* manter postura ereta enquanto fala;
* procurar avaliação periódica com otorrinolaringologista e fonoaudiólogos;
* evitar automedicação e soluções caseiras como gengibre, pastilhas e gargarejos.

“É importante que as pessoas aprendam a cuidar da voz e a perceber possíveis alterações que podem resultar em doenças. Além disso, outras atitudes podem ajudar na prevenção, como não fumar, beber álcool ou utilizar drogas, ingerir bebidas muito quentes ou muito geladas, pigarrear e tossir, além de abusar de café, refrigerante e chocolates. Afinal, estes alimentos aumentam o muco no trato respiratório”, completa Neto. “Além disso, é importante não abusar da voz, seja com gritos ou os cantores de fins de semana em karaokês”.

Outra dica do especialista está quanto às mudanças bruscas de temperatura e o uso do ar-condicionado, que deve ser evitado.

 

 


Autor: Lide Multimídia
Fonte: PARANÁ CLÍNICAS PLANOS DE SAÚDE EMPRESARIAIS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581