.
 
 
Segurança hospitalar em xeque é tema de seminário em SP
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/05/2010

Segurança hospitalar em xeque é tema de seminário em SP

Especialistas desvendam os riscos que ameaçam pacientes, visitantes, profissionais de saúde, os próprios estabelecimentos e suas vizinhanças

Figurando entre as principais necessidades de uma coletividade, hospitais e clínicas enfrentam problemas de segurança que colocam em risco os

pacientes, os visitantes, a comunidade do entorno, o empreendimento em si e até os próprios profissionais de saúde.

A Segurança eficiente, desde o controle de acesso, a privacidade das informações, a preservação de medicamentos, insumos, equipamentos e chegando à proteção das pessoas - evitando prejuízos, fraudes e ações cíveis e criminais - é vital para o sucesso do estabelecimento e para a sua sustentabilidade como negócio.

Embora pouco se comente sobre esses riscos, os pacientes estão sujeitos a infecção hospitalar, acidentes, tratamentos equivocados, trocas de bebês, falta de energia elétrica em cirurgias, e até mesmo outros – como furtos, seqüestros, assaltos e agressões.

Por outro lado, os visitantes, que não correm riscos quanto a tratamentos, estão igualmente sujeitos a infecção hospitalar, acidentes, seqüestros, assaltos e agressões.

Os profissionais de saúde, por seu lado, estão submetidos aos mesmos riscos que os visitantes e todos os inerentes à sua rotina de trabalho: ameaças biológicas e químicas; contaminação por fluidos vitais de pacientes, acidentes com perfuro-cortantes (bisturis, agulhas, fragmentos de ossos, etc...), problemas posturais, estresse contínuo, jornadas excessivas de trabalho, etc...

Os estabelecimentos são alvos de furtos de medicamentos e instrumentos, desvios de informações, fraudes, etc...

E todos – pessoas e estabelecimentos – estão expostos à possibilidade de incêndios, explosões e outros tipos de emergências; que podem respingar sobre as comunidades do entorno, sujeitas ainda a contaminações as mais diversas.

Para não mencionarmos casos muito recentes, basta lembrar alguns de 2.008 : os incêndios nos hospitais Dom Vicente Scherer e Santo Antônio (ambos em Porto Alegre); a suspeita de sabotagem no Hospital das Clínicas, em São Paulo e quedas de elevadores no Hospital do Rim (Urolit) - em Londrina (PR), e no hospital Hospitalis, em Barueri (SP).

Apontando os Riscos e Suas Soluções

Visando trazer subsídios aos dirigentes e profissionais responsáveis pelo complexo sistema de segurança necessário ao bom funcionamento dos estabelecimentos hospitalares, o 2º SEMINÁRIO de SEGURANÇA HOSPITALAR reunirá alguns dos mais consagrados experts nessas áreas.

O Evento é voltado a Administradores, Advogados, Gerentes Operacionais, Supervisores de Segurança e de Equipes Médicas, Engenheiros, Técnicos de Segurança do Trabalho e em Edificações, Gestores de Segurança Patrimonial/Pessoal, Equipes de Prevenção e Combate a Incêndios, Bombeiros Civis, Profissionais de Manutenção e de RH, Socorristas, Profissionais de Ambulatório Médico, Cipeiros, Arquitetos, etc...

Adicionalmente, o Evento discutirá também as amplas responsabilidades civis e criminais que envolvem a atividade da saúde e tratará da proteção da imagem dos estabelecimentos e pessoas frente a sinistros.

Principais Temas Abordados

-NR 32- O grande esforço para a segurança do trabalhador da área da saúde

-Como identificar os principais locais e situações favoráveis a Sinistros.

-Como impedir furtos de medicamentos, materiais e equipamentos hospitalares

-Ações para a garantia da segurança e integridade de pacientes e visitantes no Estabelecimento.

-Procedimentos quanto a Seguros (redução de custos e ações preventivas)

-Políticas de Prevenção envolvendo Funcionários e Terceirizados, para a preservação do Patrimônio, auto-proteção e segurança dos pacientes e visitantes.

-Ações de contingência em Segurança Patrimonial e Pessoal, Incêndio e Pânico.

-Envolvimento e Condução do público nas Ações de Contingência.

-Brigadas de incêndio e Planos de abandono.

-Preservação do funcionamento do Estabelecimento em situações de emergência.

-Responsabilidade civil e criminal decorrente de falhas de segurança e nas emergências.

-Responsabilidades e co-responsabilidades dentro da hierarquia.

-Interface da Segurança com a Assessoria de Imprensa, preservando a imagem do Estabelecimento. 

Palestras e Palestrantes

Das 09h00 as 10h25 – Palestra “Segurança e Saúde dos Profissionais de Saúde” (conforme a Norma Regulamentadora nº 32 do Ministério do Trabalho e Emprego) – com Mauro Daffre - Ex-Presidente da ALASEHT (Associação Latino-Americana de Segurança e Higiene no Trabalho); Representante da CNI (Confederação Nacional da Indústria) na Comissão Tripartite Permanente Nacional (CTPN - MTE) da NR 32; Coordenador do Projeto Trabalhador Saudável - Paciente Vivo (TSPV).

Das 10h40 as 11h50 – Palestra “Segurança Pessoal dos Pacientes, Visitantes e Funcionários” - com o Prof. Ulisses do Nascimento - Oficial da reserva da Cavalaria do Exército Brasileiro, Gestor de Segurança Privada formado pela UNIP, Pós-Graduando em Educação, com vários cursos em nível de Extensão, Membro de diversas entidades do setor, Membro da Comissão Estadual de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (vide em anexo foto em alta)

Das 12h00 as 13h10 – Palestra “Segurança Patrimonial do Estabelecimento, Incêndios & Emergências” – com Clóvis Eduardo Franco Bueno - Gestor de Segurança Empresarial e Patrimonial formado pela UNIP/SP, com Extensão em Segurança Pessoal e Bombeiro Profissional Civil; Supervisor de Segurança Orgânica da Sociedade Beneficente Hospitalar São Caetano.

Das 14h30 as 15h50 – Palestra “Responsabilidade Civil e Criminal do Estabelecimento e Prepostos diante dos Pacientes, Visitantes e Funcionários” – com o Dr Tiago Centeno Antolini - Pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC-SP; com Extensão sobre o Novo Código Civil e em Matemática Financeira Aplicada; Consultor do CRECI-SP; Autor; Titular do Escritório Antolini & Colauto Advogados (www.antoliniecolauto.com.br).

Das 16h00 as 17h20 – Palestra “Ações junto à imprensa frente a contingências” – com José Augusto Serrano - Jornalista especializado em Saúde Ocupacional; Assessor de Imprensa e MKT de grandes complexos; Diretor da Agência Brasil de Segurança (ABS) e Instrutor em Contingências de Imprensa.

Todas as informações em www.tvmedica.com.br/SEMINARIO

SERVIÇO : 2º SEMINÁRIO de SEGURANÇA HOSPITALAR

Quando : dia 27 de maio de 2.010 , das 09h00 às 17h30

Onde: Auditório do Instituto Paulista de Engenharia em Segurança do Trabalho (Rua Antonio Carlos nº 582,

(próximo ao Metrô Consolação) – São Paulo-SP.

Mais informações e inscrições: www.tvmedica.com.br/SEMINARIO

Realização: TV Médica e Serrano RAD Eventos

Apoio: 

IPES - Instituto Paulista de Engenharia em Segurança do Trabalho

ABSEG – Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança Orgânica

INPAME – Instituto Nacional de Prevenção a Acidentes em Máquinas e Equipamentos

ABSO - Associação Brasileira de Profissionais de Segurança

ANPRAME – Associação Nacional das Empresas de Proteção ao Trabalho em Máquinas e Equipamentos

GIASES – Grupo Integrado de Apoio à Segurança do Ensino Superior

Projeto TSPV – Trabalhador Saudável; Paciente Vivo


Autor: Imprensa
Fonte: AUSEPRESS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602