.
 
 
Nova técnica corrige válvula aórtica sem abertura do tórax
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/05/2010

Nova técnica corrige válvula aórtica sem abertura do tórax

Procedimento minimamente invasivo é opção para pacientes de alto risco para a cirurgia convencional

Já é possível operar a válvula aórtica, localizada no coração, sem abrir o tórax do paciente. Pacientes de alto risco com estenose aórtica sintomática podem ser beneficiados com a técnica minimamente invasiva, realizada por meio de uma pequena incisão na virilha.

A estenose aórtica sintomática grave afeta aproximadamente 5% da população com mais de 75 anos. A doença provoca o estreitamento da válvula aórtica, responsável pelo controle de fluxo de sangue que sai do coração. Com isso, os pacientes apresentam sintomas como dificuldade de respirar, desmaios, angina do peito e insuficiência cardíaca.

A patologia pode ser corrigida por meio de uma cirurgia convencional, com abertura da cavidade torácica, ou utilizando um procedimento mais simples, que substitui a válvula aórtica por uma prótese inserida pela virilha.

“O implante da válvula aórtica por via percutânea consiste em dilatar a válvula natural e implantar uma prótese. A válvula aórtica CoreValve é introduzida no paciente pela artéria femural, localizada na virilha, e conduzida até o coração por dentro dos vasos sanguíneos”, explica o médico Marco Antonio Perin, chefe do setor de intervenção cardiovascular do Hospital Israelita Albert Einstein.

Este ano, o Hospital foi o responsável pela realização do centésimo implante percutâneo da válvula aórtica Corevalve, da Medtronic, no Brasil.

“A técnica reduz os sintomas e a melhora da qualidade de vida dos pacientes”, diz Perin. Além disso, o médico aponta como benefícios o fato de o procedimento durar menos tempo do que a cirurgia convencional, menor tempo de internação e de recuperação. O paciente recebe apenas anestesia local e sedação.

De acordo com o médico, os maiores beneficiados são pacientes idosos e aqueles considerados de alto risco para as cirurgias convencionais, por serem propensos a complicações pós-operatórias.

Sobre a estenose da aorta

A estenose da aorta é uma deformação e calcificação da válvula aórtica que impede seu funcionamento normal. Ela pode vir de um defeito congênito ou pode ser uma consequência do envelhecimento. O problema prejudica o fluxo de sangue que sai do coração e é distribuído pelo organismo, causando sintomas como dificuldade de respirar, desmaios, angina do peito e insuficiência cardíaca. Os pacientes podem também ser vítimas de morte súbita.

Sobre a válvula CoreValve® da Medtronic

Até hoje foram feitos 100 implantes com essa prótese no país, e mundialmente ela é a mais usada para substituição percutânea da válvula aórtica. O sistema é composto por uma válvula de tecido pericárdico suíno que é implantada através de um cateter de perfil baixo. A ANVISA aprovou o produto no Brasil em outubro de 2007.

Sobre a Medtronic

A Medtronic, líder mundial em tecnologia médica (www.medtronic.com), proporciona soluções duradouras a pessoas com enfermidades crônicas. Com longa tradição no tratamento de doenças cardíacas, a Medtronic oferece uma ampla gama de produtos e terapias que beneficiam milhões de pacientes por ano.


Autor: Carolina Lobo
Fonte: Edelman Brasil

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581