.
 
 
A confiança da criança é fundamental para o tratamento dentário
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/01/2012

A confiança da criança é fundamental para o tratamento dentário

Criar vínculo torna melhor o atendimento

Muitos adultos sentem medo de ir ao dentista, mas com as crianças o medo do dentista é muito pior, se expressa através do choro. Mexer a cabeça e os pés, morder e chutar, são as principais respostas de fuga da criança devido ao pavor de dentista.

Por isso, o condicionamento psicológico é muito importante, pois prepara a criança para o tratamento, evitando assim traumas futuros. Este condicionamento deverá ser gradativo, normalmente em três sessões, familiarizando a criançada com o consultório, seus instrumentais e os aparelhos, fazendo com que a criança confie no profissional e mantenha com ele uma relação amigável.

O especialista em Periodontia, Dr. Ismael Marques Novo, cirurgião-dentista, explica que as crianças se apegam bastante aos dentistas e cria-se uma relação de afeto, que contribui para um bom atendimento. O tratamento realizado pela clínica é educativo-preventivo e as crianças já iniciam a partir dos seis meses de vida.

O melhor momento para a primeira visita é por volta dos seis meses, quando aparece o primeiro dentinho, pois dá aos pais novas orientações sobre limpeza da boquinha e a dieta adequada, além de relembrar o que foi orientado durante a gestação. "O que alguns pais não sabem é que, várias crianças, na faixa etária entre dois e cinco anos, já chegam ao consultório com cáries grandes nos dentes de leite, que podem apresentar comprometimento da polpa (nervo), e com isso havendo necessidade de tratamento de canal. Esta infecção no dentinho de leite poderá prejudicar a formação dos futuros dentes permanentes", explica o Dr. Marques.

O que geralmente ocorre é que na primeira consulta, a criança não tem a menor idéia, por exemplo, de que um dente dolorido ou uma infecção consiste uma ameaça ao seu bem-estar. Ela tende mais a pensar que o dentista e os seus assistentes é que são o verdadeiro perigo. Essa é a reação normal da criança dentro do consultório. "O primeiro passo para ter sucesso com a criança é estabelecer uma comunicação mútua e fazê-la ver que o dentista e os assistentes são seus amigos e estão interessados em ajudá-la. É interessante conscientizar a criança da importância da consulta", esclarece o Dr. Marques.

Para se ter uma idéia da importância em preservar a saúde dos primeiros dentinhos, é bom lembrar que a perda precoce dos mesmos, seja devido à cárie ou a possíveis traumas ocasionados por quedas, pode comprometer a situação da arcada dentária da criança, obrigando-a ao uso de aparelhos ortodônticos no futuro.

Mas, mesmo antes de surgir o primeiro dentinho a mamãe pode manipular a boquinha do bebê após o banho, um momento em que a criança está relaxada. É muito importante que a mãe não tenha medo de fazer a higiene. Esta limpeza pode começar com o uso de dedeiras ou usando uma fralda embebida em água filtrada ou mesmo com a escovinha, através de movimentos delicados e sem uso de pasta dental. A higiene bucal é um hábito e precisa de persistência e paciência para ser adquirido. "É importante que os pais conheçam a cronologia da erupção dos dentes das crianças, a fim de melhor avaliarem o desenvolvimento de sua dentição", diz o Dr. Marques.

Numa dieta alimentar, onde o consumo de açúcar, como balas, refrigerantes, bolachas e chocolate seja excessivo e frequente, poderá representar um dos principais motivos para o surgimento das cáries. O que muitos pais desconhecem é que, a aparição de cáries agudas, como por exemplo, a de mamadeira, pode ocorrer em crianças com dois e três anos, causando dor e possíveis infecções.

Para que isso não aconteça, o Dr. Ismael Marques Novo recomenda uma boa higiene bucal, aliada a uma dieta alimentar balanceada, além da suspensão de mamadas noturnas.

A preservação da saúde bucal das crianças deve ser levada em conta desde muito cedo.


Autor: Facto Jornalismo Empresarial
Fonte: Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581