.
 
 
Estudo identifica aspectos relacionados à prevenção da infecção hospitalar
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/03/2009

Estudo identifica aspectos relacionados à prevenção da infecção hospitalar

Controversamente, o treinamento de pessoal revelou aumentar as taxas de infecção

Pesquisadores da Comissão de Cuidados em Saúde de Londres, Inglaterra, realizaram estudo para identificar os fatores relacionados à prevenção da infecção hospitalar. O estudo será publicado em abril de 2009, no Journal of Hospital Infection.

Para realizar o estudo, os pesquisadores utilizaram dados de vigilância em infecção hospitalar prestados obrigatoriamente à Instituição e realizaram um questionário complementar. Esse questionário foi respondido por 155 hospitais, que constituíram a amostra do estudo. Foram investigadas questões respectivas à bacterimia por Staphylococcus aureus meticilina resistentes (MRSA) e diarréia por Clostridium difficile (CDAD).
 
Os resultados do estudo revelaram que uma baixa taxa de MRSA se relacionou a práticas de higiene e isolamento; e uma baixa taxa de CDAD vinculou-se à limpeza, prescrição de práticas adequadas antimicrobianas e vigilância de infecções. Baixas taxas de ambos os microorganismos relacionaram-se, também, a intervenções estratégicas planejadas, como a inclusão do controle de infecção no programa de desenvolvimento de pessoal. Porém, o maior número de treinamento associou-se a um aumento dessas taxas.
 
Mears e colegas comentaram: “Nós encontramos relações entre as intervenções e taxas de infecção mais altas que são surpreendentes e isto pode representar exemplos do que nós chamamos de “práticas reativas”. Mesmo assim, é interessante a hipótese de que essas intervenções podem ser rápidas e simples de introduzir, mas podem não se sustentarem, comparado-se a intervenções que uniram a estratégia e o planejamento, o que representa o começo de uma mudança da cultura institucional na prática do controle da infecção hospitalar”.
 
Referência
 
MEARS, A. et al. Healthcare-associated infection in acute hospitals: which interventions are effective?  Journal of Hospital Infection, v. 71, n. 4, p. 307-313, abr. 2009.

 


Autor: Marli Appel - Equipe Sis.Saúde
Fonte: Journal of Hospital Infection

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581