.
 
 
Liga de Saúde desenvolve projeto de capacitação para cuidadores da infância
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/07/2010

Liga de Saúde desenvolve projeto de capacitação para cuidadores da infância

Liga de Saúde desenvolve projeto de capacitação para cuidadores da infância Grupo de profissionais trabalha linguagem, psicologia e primeiros socorros com educadores da SOS - Casas de Acolhida

Um time de educadores da SOS - Casas de Acolhida foi beneficiado com um projeto de qualificação profissional organizado pela Liga de Saúde Coletiva da UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. No primeiro semestre deste ano, estudantes de fonoaudiologia, psicologia e enfermagem ofereceram capacitação interagindo com os profissionais que cuidam das crianças de 0 a 6 que vivem no lar. O trabalho integra um conjunto de projetos que o grupo organiza junto com a comunidade.

Em quatro palestras, foram abordadas questões relacionadas à linguagem, postura, estímulo, higiene, riscos de infecção, dentição, além dos primeiros socorros que incluem massagem respiratória, atendimento em casos de queimaduras, afogamentos e outras intervenções. "É muito importante que as nossas cuidadoras estejam preparadas para esses casos, pois a crianças que moram conosco chegam com problemas de saúde que, muitas vezes, desconhecemos, e um simples acidente pode ter consequências sérias, caso não haja um atendimento capacitado", acrescenta a assessora da diretoria da SOS Casas de Acolhida, Sonia Bagatini.

A capacitação envolveu os profissionais, que em um grupo com mais de 15 pessoas, proporcionou a troca de experiências. "Às vezes, um pedaço de comida mal-ingerido pode entrar no pulmão da criança. São tópicos como esse que levamos e exploramos", comenta a vice-presidente da Liga, Natalie Pereira.

Sonia explica que as cuidadoras da casa são selecionadas com extremo rigor para lidarem com crianças que necessitam de atendimento especial e em tempo integral. "Essa iniciativa agrega muito ao nosso trabalho", completa. A instituição atende a vítimas de maus tratos, desde 1993, em duas unidades, em Porto Alegre e Canoas.

O projeto seguirá no segundo semestre do ano levando profissionais da saúde para tratar temas relacionados à nutrição e postura do cuidador diante dos casos de violência doméstica. Mais informações sobre as ações que a Liga desenvolve estão disponíveis no site http://ligadasaude.ufcspa.edu.br/.


Autor: Imprensa
Fonte: WH Comunicação Ltda

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581