"Implantação da Tabela TUSS: Trocando os motores do avião durante o voo, Este é o tamanho do desafio!” foi o título escolhido pelo comitê organizador do Fórum sobre a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar. O evento ocorreu nessa sexta-feira (10), no Hospital Moinhos de Vento e lotou Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, além de contar a participação de importantes personalidades do mercado da saúde.
Fernando Torelly, Superintendente do Hospital Moinhos de Vento e membro do Comitê de Faturamento do SINDIHOSPA, relatou a dimensão da complexidade envolvendo a adoção da TUSS. De acordo com o Torelly, as dificuldades encontradas em relação às tabelas e terminologias específicas adotadas por cada operadora levou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a estudar uma terminologia unificada.
Contudo, conforme a implantação da tabela TUSS foi avançando em termos de debates e discussões, inúmeras dúvidas surgiram nos departamentos de faturamento de cada instituição hospitalar. Nesse sentido, o Dr. Luiz Alberto Tarragô Carvalho, Conselheiro do SINDIHOSPA, acrescenta: foi preciso que os interessados se reunissem, partilhassem suas dúvidas e, juntos, houvesse uma geração de conhecimento.
A partir dessa inteligência de mercado, prossegue Tarragô, é que será possível amortecer o impacto de tão ampla mudança que a TUSS traz aos hospitais e demais estabelecimentos de saúde. Nesse sentido, o Comitê de Faturamento reuniu especialistas no tema, de modo a compartilhar o conhecimento já adquirido e disseminar aspectos cruciais para a obtenção do êxito na adoção da Terminologia Unificada.
O programa do Fórum abordou aspectos essenciais, como a metodologia de implementação da TUSS por parte das operadoras, mas também particulares no tocante a TUSS, como dilemas e omissões presentes. Durante toda tarde, os participantes do Fórum puderam adquirir conhecimentos, debater aspectos importantes e sanar dúvidas diante de um seleto time de especialistas no assunto. São eles:
- Luiz Antônio De Biase Nogueira - Diretor Executivo do grupo TEMPRO Software - representante da ABRAMGE - Associação Brasileira de Medicina de Grupo no COPISS - Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar - responsável pelos manuais técnicos da ANS sobre a TISS.
- Eduardo Gabrielli - Economista, especialista em controladoria com 13 anos de experiência em saúde suplementar entre operadoras, hospitais e projetos na área.
- Márcia Maria Oliveira Menezes - Gerente Comercial do Hospital Israelita Albert Einstein - representante da ANAHP - Associação Nacional dos Hospitais Privados no COPISS
- Marizélia Leão Moreira - Gerente de Padronização e Interoperabilidade - GERPI / ANS - Agência Nacional de Saúde
O material completo das palestras estará disponível no website do SINDIHOSPA, através do link www.sindihospa.com.br .
Confira as imagens: