.
 
 
Seguir orientações médicas ajuda a melhorar qualidade de vida com o tempo seco
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/09/2010

Seguir orientações médicas ajuda a melhorar qualidade de vida com o tempo seco

Índices nacionais apontaram que a umidade do ar chegou a menos de 10%

Estamos no inverno, mas parece mesmo verão. Com sol quente e tempo seco os cuidados devem ser redobrados, assim como na estação mais quente do ano. As baixas umidades e do ar, por exemplo, acabam complicando os problemas respiratórios da maioria das pessoas.

O alerta é principalmente quanto à prática de atividade física. É porque, com os baixos índices, que em algumas regiões brasileiras chegou a menos de 10%, a população ainda permanece visitando os parques, ou até mesmo, correndo, brincando e praticando atividade física.

Com a estiagem, que perdura mais de 50 dias na região Centro-Oeste, médicos e educadores físicos orientam os atletas a manter a hidratação. “Quando as atividades físicas forem mais demoradas (mais de uma hora) é recomendado que as pessoas façam uma suplementação com isotônicos”, informou o professor de educação física, Éder Bezerra.

Éder explica que se os atletas não tomarem esses cuidados poderão sofrer com queda de pressão, náuseas e até desmaios. A medida também vale para as pessoas em geral e, principalmente, as crianças. O médico residente Fernando Costa recomenda à população beber bastante líquido durante o dia, evitar exercícios intensos, principalmente no horário de 10h da manhã às 15h da tarde, e usar filtro solar. Índices de umidade relativa do ar abaixo de 20% são considerados preocupantes pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A tutora do Portal Educação, Bruna Morais, orienta principalmente os pais, já que eles devem se informar se nas escolas a direção está tomando medidas para evitar a disciplina de educação física e se os filhos estão ingerindo bastante água. “A falta de cuidados nesse clima pode trazer riscos à saúde e complicações no sistema respiratório”, completa Morais.

Outro ponto ocasionado pelos efeitos do tempo seco é o rendimento da maioria das pessoas. Para evitar isso é preciso seguir à risca os procedimentos do personal trainer, Alisson Campos. Segundo ele, a hidratação deve ser feita antes, durante e após o exercício. Além disso, os atletas devem ter uma alimentação rica em frutas e comidas leves e evitar os horários de maior intensidade do sol para a atividade.

“Atividades como ioga, Pilates e alongamento em lugares arejados são recomendadas nesta época do ano. A intensidade do exercício tem que ser de moderada à baixa”, explicou Alisson.

Seguindo essas dicas e evitando se expor ao sol forte as pessoas e atletas em geral não apresentarão problemas com a saúde. A outra dica é pedir por chuva, que a saúde agradece.


Autor: Imprensa
Fonte: Portal Educação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581