.
 
 
Estudantes de medicina têm alto índice de transtornos mentais comuns
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/10/2010

Estudantes de medicina têm alto índice de transtornos mentais comuns

Estudo indica para a necessidade de ações voltadas à saúde mental de futuros médicos

Estudo recente publicado no Jornal Brasileiro de Psiquiatria buscou mensurar a prevalência de transtornos mentais comuns em estudantes de medicina, em uma universidade pública do Estado do Espírito Santo, Brasil. Segundo os pesquisadores, esses transtornos são os mais incidentes dentre o rol de doenças psiquiátricas. Embora menos severos, são caracterizados por sintomas como: problemas na memória, irritabilidade, fatiga, queixas somáticas, etc.

O estudo teve o delineamento quantitativo, do tipo transversal. A amostra foi composta por 229 estudantes do curso de graduação em medicina. Foram aplicados instrumentos de auto-relato que objetivaram mensurar: dados sociodemográficos, rede de apoio social, processo de aprendizagem e escala específica para a avaliação de sintomas de transtornos mentais comuns.

Os resultados surpreenderam: a incidência desses transtornos é alta na amostra estudada, evidenciando, inclusive, indícios de sintomas relacionados ao período anterior ao ingresso no curso de graduação. A prevalência dos sintomas foi maior nas mulheres e em alunos sem renda própria. Do mesmo modo, alunos que demonstram insatisfação com o curso e dificuldades em fazer novos amigos apresentaram também escores superiores no instrumento de verificação de transtornos mentais comuns do que aqueles que menos pontuaram.

Para os estudiosos que conduziram o estudo, é possível que haja uma influência entre tais sintomas e os próprios motivos que levaram a busca do curso, o que indica para a necessidade de melhores ações voltadas à prevenção e cuidados com a saúde dos futuros médicos brasileiros.

Referência:

Fiorotti, Karoline Pedroti et al. Transtornos mentais comuns entre os estudantes do curso de medicina: prevalência e fatores associados. J. bras. psiquiatr., 2010, vol.59, no.1, p.17-23.

 


Autor: SIS.Saúde
Fonte: Jornal Brasileiro de Psiquiatria

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581