.
 
 
Into lança livro em parceria com a Unirio sobre lesões plexo braquiais
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/11/2010

Into lança livro em parceria com a Unirio sobre lesões plexo braquiais

Os acidentes de moto estão entre as principais causas deste tipo de lesão

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) lança, em parceria com a equipe de neurocirurgia da Unirio, no dia 14 de novembro, em Brasília, o livro Plexo Braquial, organizado por Pedro Bijos e Fernando Guedes. A publicação reúne capítulos escritos por especialistas de renome de diferentes áreas médicas das duas instituições. Os temas abordam as lesões do plexo braquial, ou seja, um conjunto de cinco raízes nervosas que saem da medula ao nível da região cervical, pescoço, para formarem todos os nervos que dão movimentos aos membros superiores: ombro, cotovelo, punhos, mãos e dedos.

Os acidentes de moto estão entre as principais causas da lesão, que pode trazer sérias consequências. “Como esses nervos são responsáveis pelos movimentos e sensibilidade dos membros superiores, uma lesão na região pode causar paralisia e incapacitar o paciente para o resto da vida”, enaltece um dos organizadores do livro, Chefe do Centro de Microcirurgia do Into, Pedro Bijos. Os esportes de contato também estão entre as causas, pois o risco de traumas é alto. A lesão do plexo braquial também pode acontecer durante o parto normal, quando o bebê tem sobrepeso, não está na posição correta pra nascer ou possui a cabeça muito grande.

O nome, a princípio assusta, mas não é difícil entender a importância do assunto. E ao falar que uma das principais causas das lesões são provenientes de traumas em acidentes de motocicleta, toda a equipe de médicos se mobilizou. As estatísticas são preocupantes. Em 90% dos acidentes, há lesões deste tipo. De acordo com Bijos, em dois anos houve um aumento de 200% deste tipo de atendimento. Em média, operamos no Into de 5 a 6 pacientes por semana que sofreram quedas de moto, sendo que 4 destes sofreram lesão do plexo braquial ou algum tipo de trauma relacionado.

O objetivo no livro, de acordo com Pedro Bijos, é explorar o tema de maneira multidisciplinar, divulgando o que se tem de melhor e mais atual para o tratamento. Entre os assuntos que merecem destaque, só para citar alguns, estão os impactos psicológicos e comportamentais em crianças e adultos traumatizados, cuidados de enfermagem no pós-operatório, diagnósticos, anestesia, tumores, tratamento de lesões atípicas e cirurgias paliativas. “O livro é resultado da experiência cirúrgica adquirida ao longo de mais de 20 anos no Into, somada à experiência de colegas da especialidade de Neurocirurgia que se propuseram fazer este trabalho”, define o especialista.

Plexo Braquial

Pedro Bijos (Chefe o centro de Microcirurgia Reconstrutiva e Cirurgia Plástica Reparadora do Into) e Fernando Guedes (Professor de Neurocirurgia do Hospital Gafree e Guinle, da Unirio)

Editora Dilivros - 26 capítulos


Autor: INTO
Fonte: Assessoria

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581