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Mastologia vai aumentar atendimentos com doação de R$ 2,7 milhões pela Avon
 
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08/12/2010

Mastologia vai aumentar atendimentos com doação de R$ 2,7 milhões pela Avon

A assinatura do contrato de doação acontece no dia 15 de dezembro, às 11h, no Auditório Baldi

As mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde no Serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) vão contar em breve, com uma infraestrutura assistencial maior, mais ágil e ainda mais qualificada para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A instituição vai receber uma doação de R$ 2,7 milhões do Instituto Avon, que serão aplicados na aquisição de equipamentos de mamografia e ultrassonografia, na remodelação do espaço físico e na qualificação das áreas de biópsia, reconstrução mamária e análise biomolecular de tumores. A assinatura do contrato de doação acontece no dia 15 de dezembro, às 11h, no Auditório Baldi do HCPA.

A iniciativa integra um projeto nacional do Instituto Avon, que objetiva ampliar a detecção precoce e o tratamento do câncer de mama em todo o país. No Clínicas, com os investimentos para a modernização da Mastologia, a estimativa é de que os atuais 5,2 mil atendimentos anuais sejam ampliados em 20%. "Em cinco anos, 20 mil mulheres de dez municípios da Grande Porto Alegre deverão ser beneficiadas, já que o hospital é de referência", ressalta o presidente da Avon Brasil, Luís Felipe Miranda. Além disso, também é esperada agilização nos exames e cirurgias, conforme o diretor executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani, que destaca, ainda, as melhorias a serem realizadas nas áreas de reconstrução mamária, diagnóstico para lesões não-palpáveis e processos de coleta e armazenamento (congelamento) de materiais biológicos.

"Com a parceria do Instituto Avon, vamos qualificar o atendimento em todas as suas etapas, desde a busca ativa das mulheres para que realizem os exames, tratamentos e reconstrução mamária até a reabilitação total da paciente com câncer de mama na sociedade, família e trabalho", acrescenta o coordenador do Projeto Mama no HCPA, professor Carlos Henrique Menke. Segundo ele, os principais gargalos da saúde pública na área são a baixa disponibilidade da mamografia, o longo tempo de espera por consultas e a demora no início do tratamento. Menke explica que, quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de mama tem 95% de chance de cura, mas no Brasil 60% dos casos ainda são identificados tardiamente, resultando em 11 mil mortes por ano.

Campanha Permanente

Segundo a Pesquisa Instituto Avon/Ipsos Percepções sobre o Câncer de Mama, apenas 55% das brasileiras acreditam que podem desenvolver a doença. Quando uma mulher acha que não corre este risco, baixa a guarda em relação à realização do diagnóstico precoce Diante desses dados, o Instituto Avon desenvolve campanha permanente contra o câncer de mama, que tem como estratégia principal o investimento em centros de prevenção, com dinheiro arrecadado por meio da venda de alguns produtos da Avon, que doa até 7% do valor desses itens e estimula os revendedores autônomos a divulgá-los e vendê-los. Até o momento, o Instituto Avon já investiu mais de R$ 25,9 milhões na causa, aplicados em dois centros de prevenção (Barretos/SP e Salvador/BA), 72 projetos comunitários, 25 mamógrafos e 22 aparelhos de ultrassom, além da capacitação de profissionais. Estas iniciativas já beneficiaram 1,6 milhão de mulheres e resultaram no diagnóstico de 3.142 casos de câncer de mama.

Carlos Henrique Menke ressalta que, para instalar investir em um projeto em Porto Alegre, o Instituto Avon selecionou três hospitais da capital, analisando seus projetos, instalações, infraestrutura e equipe profissional. "O HCPA foi escolhido para sediar o centro por sua boa imagem junto à comunidade, por ser um centro de referência e pela qualidade de sua equipe profissional", complementa o professor.

Autor: Redação
Fonte: Portal Hospital de Clínicas

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