.
 
 
Demência e diabetes tipo 2
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/04/2009

Demência e diabetes tipo 2

Novos estudos sugerem relações entre essas patologias

Já é de conhecimento médico a forte ligação entre o diabetes tipo 2 com o aumento da probabilidade de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Entretanto, um novo estudo publicado na revista americana Journal of the American Medical Association conecta a doença a um maior risco do desenvolvimento de demência.

Os mais afetados, de acordo com a pesquisa, são as pessoas de mais idade que tiveram casos de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) e que, por isso, necessitaram de internação hospitalar.  Os riscos para os pacientes com poucas ocorrências de hipoglicemia no sangue não foram claros. Segundo Rachel A. Whitmer, autora do estudo, da Kaiser Permanente, em Oakland, Califórnia, pessoas com episódios hipoglicêmicos suficientemente graves para exigir hospitalização foram associadas com maior risco de demência, particularmente para aquelas que apresentaram múltiplos episódios. “Estas conclusões, para a nossa surpresa, foram independentes do controle glicêmico”.

O estudo abrangeu 16.667 pacientes, idade média de 65 anos, todos com diabetes tipo 2.  Os episódios de hipoglicemia foram acompanhados por mais de 20 anos (1980-2007) e os diagnósticos de demência por mais de quatro anos.

Dr. Nir Barzilai, diretor do Institute for Aging Research no Albert Einstein College of Medicine and the Montefiore Hospital Diabetes, em Nova York, afirmou que o estudo é apenas por associação e não há qualquer prova de causa e efeito entre as duas condições. "Pode ser flutuação da glicose. Sabemos que a hiperglicemia (alto nível de açúcar no sangue) é também muito tóxica para as células. Todas essas coisas não podem ser dissecadas em um estudo simples como este”.
 
Whitmer notou que a hipoglicemia provavelmente não é a única razão para o aumento do risco de demência nas pessoas com diabetes tipo 2. Contudo, as pessoas com esse tipo de diabetes são 32% mais propensas a desenvolverem demência em comparação a pessoas saudáveis.
 
Estudos anteriores vincularam o diabetes tipo 1 com déficit cognitivo em crianças e adultos. O mesmo mecanismo poderia aplicar-se a idosos com diabetes tipo 2 ou poderia haver alguma outra condição subjacente.
 
O estudo indica que o controle de açúcar no sangue é a estratégia para evitar danos ao cérebro, mas, de acordo com peritos médicos, é difícil manter e monitorar o nível de insulina no corpo.
 
Michael Cavaleiro, professor associado de medicina prática do Texas A & M Health Science Center diz: "Até onde eu sei, não há um estudo sobre o controle dos níveis de açúcar no sangue na faixa normal, que não tive problemas com hipoglicemia”.
 
Existem cerca de 23,6 milhões de americanos com diabetes e doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência em idosos, afeta 5,2 milhões de pessoas. Nem diabetes ou a doença de Alzheimer tem uma cura. Aqueles que, atualmente, não sofrem de diabetes precisam ser cuidadosos com a sua própria saúde.
 

 

Nota: O diabetes tipo 1 é adquirido principalmente na infância por causas congênitas; o diabetes tipo 2 é adquirido na vida adulta devido a uma interação entre fatores congênitos e ambientais, tal como a alimentação.

 

Referência

Health News - Disponível em: http://www.healthnews.com/medical-updates/poor-diabetes-control-increases-dementia-risk-2966.html

 

 

 

 
 

 

 
 

 


Autor:
Fonte: Vide Referência

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581