.
 
 
Crianças que consomem cafeína em excesso têm sono prejudicado
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/06/2013

Crianças que consomem cafeína em excesso têm sono prejudicado

O excesso da substância atrapalha o sono e o rendimento escolar

De acordo com um estudo publicado no Journal of Pediatrics, 75% das crianças entre 5 e 12 anos de idade consomem cafeína, e isso pode estar fazendo elas ficarem acordadas durante a noite.

Crianças de 5 a 7 anos consomem cerca de 52 miligramas de cafeína por dia, e crianças entre 8 e 12, cerca de 109 miligramas, o equivalente a quase três latas de 350 ml de refrigerante por dia.

A nova pesquisa mostrou que quanto mais cafeína as crianças consumiam, menos elas dormiam. Entretanto, cafeína não foi associada ao fato de elas urinarem na cama.

Segundo o professor de psicologia do departamento de pediatria da University of Nebraska Medical em Omaha, William J. Warzak,é necessário que os pais sejam prudentes e regulem a quantidade de cafeína que seus filhos consomem.

Os pesquisadores entrevistaram 201 pais de crianças de 5 a 12 anos. Eles relataram informações sobre a dieta diária da criança de diferentes bebidas e lanches. Também enviaram informações sobre o sono de seus filhos e se eles faziam xixi cama.

Uma outra pesquisa do nefrologista pediátrico do MassGeneral Hospital for Children, em Boston, Avram Traum, analisou como a cafeína pode afetar o sono e, como beber muito refrigerante, pode também ter um efeito sobre a obesidade e doenças associadas à obesidade, incluindo pressão arterial elevada em crianças.

Para ele, não há razão para que as crianças em idade escolar precisem de cafeína. Um copo de refrigerante em uma ocasião especial tudo bem, mas as crianças não devem ingerir cafeína em sua dieta diária.

Sono ruim afeta o desempenho escolar

Além de os refrigerantes não apresentarem valor nutricional, a noite mal dormida das crianças pode afetar o desempenho escolar delas. O débito de sono faz as crianças ficarem sonolentas na escola e não fazerem os trabalhos de casa.

Crianças com idade maiores de dois anos devem beber água , além de leite com baixo teor de gordura. As bebidas muito açucaradas como refrigerantes, em geral, acabam sendo uma má escolha - e as que contêm cafeína são uma escolha ainda pior.

Quando 100% naturais, os sucos são boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados. A utilização integral dos componentes das frutas pode garantir o acesso a minerais e vitaminas. Mas se o seu dia a dia corrido esbarrar na dificuldade em preparar sucos a partir das frutas, o supermercado oferece boas alternativas, como sucos concentrados, sucos em caixinhas longa vida e as polpas congeladas. Mas, toda vez que sobrar um tempinho, lembre-se de preparar a bebida com as frutas in natura, ok?

Os sucos são boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados. Vale lembrar que, dependendo de como são feitos, os sucos podem ser bem calóricos.

As frutas são ricas em frutose, que é também é um tipo de açúcar. Tente não adoçá-los. A dica de consumo é beber os sucos 30 minutos antes das refeições, pois isso ajuda na absorção dos nutrientes que você estará ingerindo.

Além disso, é importante que os sucos naturais sejam consumidos em até 30 minutos depois de serem preparados para não perderem suas propriedades nutritivas.

Autor: Redação
Fonte: Minha Vida

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581