.
 
 
Doença da folha verde do tabaco no Brasil
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/02/2011

Doença da folha verde do tabaco no Brasil

Primeiro surto no Brasil é confirmado

O Brasil é o segundo maior produtor de tabaco, sendo que a atividade demanda por milhares de trabalhadores no período da safra. Pesquisadores do Instituto de Toxicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, das secretarias municipais de saúde de Maceió-AL e Arapiraca-AL, juntamente de representantes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde relataram o primeiro surto da doença da folha verde do tabaco no Brasil. O estudo foi publicado no último número da Revista Cadernos de Saúde Pública.

Os pesquisadores analisaram os níveis de exposição à substância em pessoas envolvidas na cultura do tabaco para determinar a ocorrência de doença na Região Nordeste do Brasil, em um estudo de caso-controle com correspondência 1:1.  107 trabalhadores apresentaram índices suficientes para diagnóstico de intoxicação aguda, em proporções iguais ou maiores que 10ng/mL de cotinina no sangue, avaliadas por meio da através da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.

A doença causa náusea, vômito, dor de cabeça, tontura e sensação de fraqueza. O diagnóstico é baseado na tríade de uma história clínica de exposição ao fumo, relato de sintomas e elevados níveis de nicotina presentes no sangue, urina ou saliva. A cotinina é o principal metabólito da nicotina mensurável e é amplamente utilizada como uma medida de exposição à nicotina.

Ser do sexo masculino, ter trabalho na safra de tabaco e ser não-fumante foram apontados como fatores de risco para caso-positivo da doença. Leia o artigo completo clicando aqui.

 


Autor: Redação
Fonte: SIS.Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602