.
 
 
Mau hálito pode não ser culpa sua
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/10/2011

Mau hálito pode não ser culpa sua

Diz Phillip Lainson, Professor emérito e antigo dirigente da Periodontia da Universidade de Iowa

Se você entrar em um elevador e as outras pessoas suspirarem e se afastarem, você pode ter mau hálito, os comerciais da televisão mostram isso. Mas, o mau hálito não é sempre o resultado de escolhas errôneas da pessoa em relação aos bochechos ou pasta de dente, um especialista da Universidade de Iowa comenta a respeito.

A causa do mau hálito pode ser a alimentação ingerida, o descontrole do diabetes, ou ainda problemas respiratórios.

"O primeiro passo para lidar com o mau hálito é de descobrir o que está causando isso", diz o Dr. Phillip Lainson, emérito professor e ex-chefe do departamento de periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Iowa. "Você pode escovar os dentes quatro vezes ao dia e usar bochechos regularmente, mas se você tem diabetes, os fatores de higiene podem não ajudar", comenta.

Fumar, amidalite, doenças dos pulmões e das vias aéreas, disfunções renais, leucemia também estão entre fatores médicos possíveis de causar odores indesejáveis na boca.

O mau hálito também pode ser um sinal de doenças orais, tais como inflamações da boca e gengivas, ou avançado de doença periodontal envolvendo as gengivas e dentes.

Se você respira principalmente através da boca, você pode ter mau hálito devido à secura. A saliva ajuda a lavar a boca e dissolver as partículas alimentares. A falta de saliva pode permitir que as partículas existentes na boca se decomponham e causem odor, diz Dr. Lainson.

Você pode  ter mau hálito pela manhã porque as partículas alimentares tiveram várias horas para se decomporem. Escovar os dentes antes de ir para a cama pode ajudar a reduzir o odor matinal.

Os alimentos que você come também podem afetar a respiração. Cebola e alho podem causar mau hálito que dura horas. Mas esses odores não provêm na sua boca. Ao invés disso, os odores são absorvidos de alimentos que estão em seu sistema digestivo, afirma. Esses odores são depois transportados pelo sangue para os pulmões, onde são exalados.

"Parte do mau hálito é causado por práticas de higiene bucal inadequadas", diz Dr. Lainson.

A cavidade oral tem milhões de bactérias. Alguns são de fácil acesso a praticas de higiene. Outras vivem em áreas que são menos acessíveis à limpeza, como entre os dentes, abaixo das bordas das gengivas e sobre a língua.

Quando a higiene não é adequada, essas bactérias atuam para decompor os alimentos. "Esta decomposição pode ser uma importante fonte de odor na boca", afirma Dr. Lainson.

"A boa higiene oral envolve uma limpeza dentária periódica em seu dentista, além de escovar os dentes regularmente", comenta  Dr. Lainson. "Você pode escovar os dentes três vezes por dia, mas não consegue ter acesso a todas as partes de seus dentes. As bordas das gengivas podem não ficar limpas”.

Seu dentista pode demonstrar as técnicas adequadas de higiene e cuidados.

Bochechos podem oferecer muito pouco alívio ao mau hálito. "Mas você tem que perceber que pode apenas estar mascarando o odor, em vez de eliminar a causa", coloca Dr. Lainson. "Uma série de antissépticos bucais pretende ser antibacteriana, mas não há provas de que possam eliminar as bactérias que produzem odores. Aliás, nem todas as bactérias da boca são prejudiciais aos dentes ou ao respirar".

Se uma pessoa possui boas práticas de higiene oral e ainda apresenta mau hálito, a causa pode residir noutro local, comenta  Dr. Lainson. "Você pode ter um grave problema médico ou odontológico. Então, se você tem mau hálito, é necessário fazer uma avaliação com o seu dentista ou médico".
 

 Todos os direitos reservados McKesson Health Solutions

Tradução: Equipe Sis.Saúde

 

 


Autor: Phillip Lainson
Fonte: Universidade de Iowa - Hospitais & Clínicas

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581