.
 
 
Década de Ação pela Segurança no Trânsito é lançada no Estado
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/05/2011

Década de Ação pela Segurança no Trânsito é lançada no Estado

A Década foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que governos, empresas e sociedade civil organizada promovam ações de combate à violência no trânsito

A Década de Ação pela Segurança no Trânsito no Rio Grande do Sul foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (11), no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. A Década foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que governos, empresas e sociedade civil organizada promovam ações de combate à violência no trânsito. 

Durante o evento, o governador Tarso Genro assinou decreto criando o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, que irá coordenar e integrar as ações da Década entre os órgãos do Executivo e, entre Estado e outros setores da sociedade. Ao saudar a criação do Comitê, Tarso lembrou que o trânsito é a questão mais universal que o Governo tem tratado, já que envolve todas as áreas e todas as pessoas de um modo geral.

O vice-governador, Beto Grill, que encabeça o Comitê, lembrou a perda do pai, aos 11 anos, em um acidente automobilístico e que, assim como ele, várias famílias gaúchas perderam pessoas queridas no trânsito. "Diante dessas tragédias, é decisiva a mobilização da sociedade e dos governos em favor da adoção de metas de redução de acidentes."

Os objetivos da Década e os cinco pilares de ação propostos pela ONU foram apresentados pelo presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, que entregou ao governador a camiseta com a marca criada especialmente para identificar as ações no Rio Grande do Sul. Barcellos também mostrou estatísticas que apontam para uma redução do número de acidentes na Capital e no Estado. "Sabemos que ainda é pouco. Mas com a integração de setores públicos, articulação institucional entre o próprio Governo e os demais entes da federação e engajamento da sociedade civil podemos fazer muito mais."

Nos primeiros quatro meses deste ano, foram registradas 494 mortes em acidentes no Rio Grande do Sul, 12% a menos que no mesmo período do ano passado, que teve 563 vítimas fatais. Motociclistas entre 18 e 24 anos e pedestres com mais de 60 representaram a maioria das vítimas em 2011.

O relatório da OMS já pedia atenção para os chamados "usuários vulneráveis" - pedestres, ciclistas e motociclistas -, que globalmente, representam 46% das vítimas de acidentes de trânsito. Nesse primeiro quadrimestre, houve, ainda, redução significativa (-28%) dos acidentes com mortes nas vias municipais do Estado em relação ao mesmo período de 2010.

Relatórios completos sobre acidentalidade no RS podem ser acessados no site www.detran.rs.gov.br, em Estatísticas, Diagnósticos e mapas sobre acidentalidade de trânsito.

Texto: Assessoria de Imprensa/Detran
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305


Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Estado do Rio Grande do Sul
Autor da Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581