.
 
 
Ciência, Espiritualidade e Saúde: como se relacionam ?
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/09/2012

Ciência, Espiritualidade e Saúde: como se relacionam ?

Evento inédito abordou as relações entre saúde e espiritualidade

Dr. Harold Koenig

Na última sexta-feira (14), ocorreu em Porto Alegre o seminário Ciência, Espiritualidade e Saúde. Promovido pelo Hospital São Francisco (Santa Casa de Misericórdia), o encontro contou com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais, reunindo centenas de participantes interessados em compreender melhor a complexa interação entre fé e saúde.

No centro das discussões, o tema da espiritualidade e seus impactos no bem-estar dos indivíduos. Conforme destacou o Dr. Fernando Lucchese (Diretor Médico do Hospital São Francisco), a ciência tem se interessado, sobretudo a partir da última década, em compreender a influência das emoções sobre os mecanismos de autorregulação e cura do organismo. “Hoje, sabemos que indivíduos que recebem apoio social e que apresentam crença em algum ser superior adoecem menos. Do mesmo modo, esses sujeitos, ao apresentarem alguma enfermidade, têm uma recuperação mais rápida quando comparados aos pacientes sem uma fé ou outra prática espiritual”, afirmou Lucchese.

Um dos destaques do encontro veio diretamente da Duke University Medical Center (EUA). Trata-se do Dr. Harold Koenig, um dos maiores especialistas no campo dos estudos da espiritualidade e saúde. Autor de diversos artigos e livros científicos, o Dr. Koening frisou que pessoas que regularmente exercitam alguma prática religiosa vivem mais e melhores anos, com maiores índices de saúde e de satisfação com a vida.

Em sua comunicação, o médico apresentou um panorama de investigações robustas que, em sua maioria, indicam que a espiritualidade contribui para a melhoria das condições de saúde física e psíquica. “Há uma série de pesquisas que mostram que pessoas religiosas apresentam tendência a fumar menos, a praticarem mais exercícios físicos e até mesmo a serem mais prudentes no trânsito”, lembrou Koening. Dessa maneira, a comunidade científica deve, cada vez mais, prestar atenção na forte influência da fé na prevenção e promoção da saúde, considerando os impactos sobre os mais variados desfechos clínicos.


Autor: Redação
Fonte: SIS.Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581