.
 
 
Hospital Universitário - Mãe de Deus firma parceria com a SUSEPE
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/09/2012

Hospital Universitário - Mãe de Deus firma parceria com a SUSEPE

As apenadas contarão com nova profissão, remuneração e remissão da pena

O Hospital Universitário – Mãe de Deus, em Canoas, na última terça (25), firmou parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) para a realização de trabalhos de costura de rouparia hospitalar no Presídio Estadual Feminino de Guaíba.

Inicialmente, foram selecionadas dez mulheres apenadas, que serão treinadas e ganharão um novo ofício em costura, sendo o serviço estendido a outras na sequência. Com esse trabalho, elas receberão 75% do salário mínimo e remissão da pena de um dia para cada três trabalhados para uma carga horária máxima de 44 horas semanais.

Assista ao vídeo, abaixo, sobre a reportagem realizada pelo programa Rio Grande Record, da Rede Record.

A.S., 34 anos, está há mais de um ano no Presídio Estadual Feminino de Guaíba e ainda pode ter dois anos de pena a ser cumprida por associação ao tráfico de drogas. Ela possui quatro filhos, o último nasceu na penitenciária, todos cuidados, atualmente, pela sua mãe.

De acordo com A.S., metade de seu salário será destinada para auxiliar o sustento dos filhos, a outra parte irá ajudar em suas despesas de higiene e saúde enquanto estiver na penitenciária. Ela também espera que, com o ofício de costureira, possa ter uma nova chance profissional assim que estiver em liberdade. “Quando eu sair daqui, com certeza, quero uma vida totalmente diferente, quero outra oportunidade, quero trabalhar e cuidar de meus filhos”.

D.B.S., 25 anos

D.B.S., 25 anos, possui um filho de cinco anos, está há 10 meses no presídio por associação ao tráfico de drogas e ainda não tem noção de quanto tempo permanecerá, já que sua pena está em julgamento. Posando para fotos na máquina de costura, disse “estou muito orgulhosa de ter sido selecionada e de ter a possibilidade de uma nova profissão”.

Segundo a Irmã Lúcia Boniatti, Presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), essa parceria faz parte da missão institucional de responsabilidade social. “Nós acreditamos que as pessoas possam superar as dificuldades que vivenciam, mudando o seu futuro”.

A psicóloga Ana Alice Bruniczak da Silva, diretora do Presídio Estadual Feminino de Guaíba, atualmente com mais de 240 mulheres apenadas, comentou que o tratamento penal necessita disponibilizar educação, cultura e trabalho. “É necessário que essas mulheres consigam ressignificar suas vidas e possam voltar ao convívio com a sociedade com novos valores. Pessoalmente, acredito que o trabalho tenha esse papel”.

O Hospital Universitário – Mãe de Deus, administrado através de parceria entre o Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD) e a Prefeitura Municipal de Canoas desde 2011, possui 320 leitos ativos, realiza em torno de 1.200 internações, 550 cirurgias e mais de 10 mil atendimentos ambulatoriais mensalmente. Para manter essa estrutura, são usados cerca de dois mil quilos de roupas hospitalares por mês.

 


Autor: Imprensa
Fonte: Comunicação Mãe de Deus

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581