.
 
 
IMAMA capacita 600 agentes comunitários de saúde
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/09/2014

IMAMA capacita 600 agentes comunitários de saúde

Mais de 300 mil famílias serão beneficiadas em 10 municípios

O Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) capacitará 600 agentes e lideranças comunitárias de saúde do Estado. O objetivo é fazer com que os profissionais de saúde promovam uma tomada de consciência sobre a importância dos hábitos saudáveis e, dessa forma, estejam mais preparados em seu papel fundamental para a redução da mortalidade pelo câncer de mama. Com a ação, que conta com a parceria do Instituto Avon, mais de 300 mil famílias serão beneficiadas, em 10 municípios: Alvorada, Butiá, Cachoeirinha, Campo Bom, Estância Velha, Montenegro, Gravataí, Porto Alegre, Sertão Santana e Viamão. O projeto foi lançado nesta quarta-feira (10 de setembro), na sede da Famurs, em Porto Alegre.

A capacitação será realizada em Porto Alegre nos dias 11 e 12 de novembro, por palestrantes especializados em saúde da mulher, como oncologistas, mastologistas, psicólogos e nutricionistas, com a coordenação do mastologista Ademar Bedin Junior e da supervisora de projetos do IMAMA, Rita Cunha. A ideia é capacitar os agentes comunitários de saúde, em conhecer a doença, manter uma vida saudável e fazer o diagnóstico precoce. Além disso, uma parte da capacitação será voltada para a doença em estágio mais avançado e dos cuidados que precisam ser continuados em casa, com palestra do médico oncologista Paulo Vernaglia.

Números

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a neoplasia é considerada um problema de saúde pública mundial e a incidência da doença, no mundo, cresceu 20% na última década. Para 2030, espera-se 27 milhões de novos casos de câncer no mundo. De acordo com a estimativa do INCA, no decorrer de 2014, serão diagnosticados 576 mil casos novos da doença no Brasil (incluindo o de pele não-melanoma). Desses, 57.120 serão de câncer de mama em mulheres.

Sobre o IMAMA

O IMAMA é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Outras informações no site www.imama.org.br.


Autor: Daniela Heck
Fonte: Usina de Notícias

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581