.
 
 
Núcleo Mama Porto Alegre recebe distinção do Top Cidadania
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/09/2014

Núcleo Mama Porto Alegre recebe distinção do Top Cidadania

Iniciativa teve reconhecimento na categoria Instituição sem Fins Lucrativos

O case dos 10 anos do Núcleo Mama Porto Alegre (NMPOA), iniciativa do Hospital Moinhos de Vento em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e Ministério da Saúde, através do PROADI, recebeu a premiação Top Cidadania. O Núcleo teve o reconhecimento na categoria Instituição sem Fins Lucrativos. O Top Cidadania é concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). A distinção, que é uma das mais importantes na área de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social, será entregue em cerimônia de premiação no dia 1º de outubro, às 20h, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

O câncer de mama é responsável por provocar o maior número de óbitos por câncer em mulheres no Brasil e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Rio Grande do Sul é o Estado com maior incidência da doença. E um dos maiores problemas é a dificuldade em identificar a doença no estágio inicial. O quanto mais cedo o câncer é detectado, maiores são as chances de as pacientes realizarem o tratamento sem a necessidade de procedimentos de extração do seio ou quimioterapia. Estima-se uma sobrevida média geral cumulativa após cinco anos de 65% (variando de 53% e 74%) nos países desenvolvidos, e de 56% (variação de 49% e 51%) naqueles em desenvolvimento. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Nesse sentido, são apresentadas no case a concepção, metodologia e principais ações e resultados alcançados pelo NMPOA na efetividade do rastreamento e tratamento precoce do câncer de mama em mulheres de 40 a 69 anos, baseado em mamografia e exame clínico anuais, em população com dificuldade de acesso a cuidados de saúde. No projeto as mulheres tem a oportunidade de realizar exames periódicos de rastreamento clínico e mamográfico e as mulheres diagnosticadas com câncer de mama são tratadas e acompanhadas no próprio projeto por uma equipe multidisciplinar.

Entre 2004 e 2014 o projeto atuou com foco na detecção precoce e tratamento do câncer de mama de forma multidisciplinar e ativa, tendo, em mais de 35 mil atendimentos e 18 mil mamografias, diagnosticados 94 casos de câncer de mama. Estes apresentaram uma taxa de óbito de apenas 8,5%, nos 10 anos em que o NMPOA vem promovendo carinho, cuidado e mudança de cultura a uma grande população feminina de baixa renda.


Autor: Andressa Dorneles
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581