.
 
 
Semana Mundial do Aleitamento Materno
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/07/2015

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Exposição retrata mulheres que conseguiram conciliar amamentação na volta ao trabalho, de 1º a 7 de agosto, no Shopping Total

Retomar as atividades de trabalho e continuar amamentando é um desafio e tanto, mas é uma realidade para mães que querem garantir mais saúde aos bebês. A exposição Amamentar e trabalhar: podemos conseguir! traz exemplos de mulheres que, pelo apoio recebido, tiveram sucesso na amamentação após o retorno ao trabalho. As imagens podem ser conferidas de 1º a 7 de agosto, das 10h às 22h, no palco de eventos do Shopping Total (térreo, próximo às escadas rolantes), numa promoção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pela Semana Mundial da Amamentação.

A abertura oficial ocorre segunda-feira, 3, às 11h, com a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter. São imagens de 14 mulheres dispostas em sete painéis, com a apresentação de vídeos contendo depoimentos da trajetória de cada uma na experiência de amamentar. Os cliques são de Cristine Rochol, com arte e finalização de Martino Piccinini. A programação inclui a participação de profissionais de saúde, que irão repassar informações relativas ao tema, além de disponibilizar um espaço para que as pessoas registrem depoimentos a partir de experiências na amamentação. No dia 6 de agosto, às 12h, haverá apresentação do coral do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.

“Motivadas pelo tema da semana, reconhecemos que são muitos os desafios às mulheres que precisam retomar o trabalho e ainda continuar amamentando, por isso decidimos investir na exposição”, explica a nutricionista da área técnica de Saúde Nutricional da SMS, Annelise Barreto Krause. Grávida do primeiro filho, Annelise se envolveu na organização da exposição e captação dos vídeos e está confiante de que o conhecimento técnico adquirido vai auxiliar na prática de amamentar. “A ação pretende reconhecer o esforço em proteger a saúde das crianças e das mulheres, num ato de cidadania e de cumprimento de um direito humano”, avalia.

Trabalhadora da área da saúde e mãe de Miguel, 10 meses, Tayana dos Santos Jardim conta que, mesmo com todas as informações teóricas obtidas na profissão, teve bastante dificuldade com o bebê nos primeiros 15 dias. “O Miguel estava com quatro dias e não pegava o peito. Ele chorava, e eu chorava junto”, conta Tayana. “Sabia que precisava manter a calma. É essa a informação que repasso às mulheres que atendo, mas eu nunca tinha me colocado no lugar delas”, relata a mãe. Por isso, a importância do auxílio da família. “Além de ser um ato lindo, deve ser incentivado sempre que possível”, avalia o marido de Tayana, Felipe Fraga Milano.

Amamentação exclusiva – A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos de idade ou mais e que recebam somente leite materno até os seis meses. Porém, pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Saúde em 2008 revelou que metade das crianças brasileiras tem a amamentação exclusiva interrompida antes de completarem dois meses de vida e já não recebem mais leite materno em torno de onze meses. “Além das diversas ações de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno que vêm sendo desenvolvidas, é preciso incorporar novas estratégias de apoio à amamentação envolvendo todos os setores da sociedade”, avalia o secretário Ritter.

Benefícios – De acordo com dados do Ministério da Saúde, a amamentação fortalece o sistema imunológico e melhora a qualidade de vida da criança, que terá um crescimento e desenvolvimento adequados, reduzindo o aparecimento de doenças como alergias ou intolerâncias alimentares, infecções respiratórias, diarreia, excesso de peso e carências nutricionais. Para a mulher, o ato de amamentar ajuda o útero a recuperar o tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e anemia pós-parto, diabetes, câncer de mama, de ovário e de útero e fortalecendo a relação afetiva com a criança.

Exposição fotográfica Amamentar e trabalhar: podemos conseguir!
De 1º a 7 de agosto, das 10h às 22h
Palco de eventos do Shopping Total (térreo, próximo às escadas rolantes)
Abertura oficial: segunda-feira, 3, às 11h


Autor: Vanessa Oppelt Conte
Fonte: PMPA
Autor da Foto: Cristine Rochol

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581