.
 
 
Arte, manifesto ou causa social?
 
Sade RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/04/2016

Arte, manifesto ou causa social?

Exposição “Xadalu – Elementos Urbanos” é atração do 11º Festival Palco Giratório Sesc/POA

rte, manifesto ou causa social? A exposição “Xadalu – Elementos Urbanos” apresenta fotografias do cenário urbano de Porto Alegre sob o olhar do serigrafista Dione Martins, criador do indiozinho sorridente Xadalu. O sticker está presente nas ruas, praças, viadutos, placas, outdoors, lixeiras da cidade e, de 07 de maio a 11 de junho, também estará no 11º Festival Palco Giratório Sesc/POA. A mostra estará aberta à visitação, sempre de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h, Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223).

A simbologia do Xadalu tem o objetivo de destacar a necessidade de debater sobre a causa indígena, personificando a identidade da arte de Dione na figura do índio, imprimindo os problemas da poluição do meio ambiente e, também, levando a cultura dos povos indígenas para espaços totalmente urbanos. Seja por meio de grafite, cartazes, pintura ou o mais comum adesivo. O indiozinho também percorre diversas capitais do país e do mundo, com a ajuda de uma rede colaborativa de artistas que se encarregam de fazer a distribuição e colagem.

Além de retratar também os problemas sociais como exclusão e marginalização, a exposição é uma representação da vida contemporânea dos porto-alegrenses, com fotos que apontam aquilo que as pessoas, na correria do dia a dia, não conseguem observar com maior cuidado e clareza. Com curadoria de Francisco Dalcol, a mostra é uma crítica à situação da cidade e uma forma de levantar questionamentos sobre a própria realidade dos cidadãos que vivem em meio ao caos da insegurança, impunidade e miséria.

O 11º Festival Palco Giratório Sesc/POA acontece entre os dias 4 e 25 de maio, em diversos locais da Capital, e reúne espetáculos teatrais, de dança, circo e musicais, além de atividades complementares, como seminários e exposições de artes visuais. Confira a programação completa em www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.

Exposição “Xadalu – Elementos Urbanos”, de Diones Martins
11º Festival Palco Giratório Sesc

Data: 07 de maio a 11 de junho

Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h
Local: Sala Arquipélago – Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223)
Entrada franca


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Sesc RS
Autor da Foto: Dione Martins

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581