.
 
 
Tecnologia e relações sociais foram tema do 3º Fórum Sesc de Educação
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/07/2016

Tecnologia e relações sociais foram tema do 3º Fórum Sesc de Educação

Evento ocorreu nesta quinta-feira (21), no Teatro do Sesc Gravataí

Nesta quinta-feira (21), Gravataí sediou a terceira edição do Fórum Sesc de Educação. O tema da atividade, que iniciou pela manhã, no Sesc local (Rua Anápio Gomes, 1241), foi "Tecnologia e Relações Sociais: Conexões Possíveis”. O objetivo foi promover a discussão entre os variados níveis de ensino formal e informal, objetivando valorizar o intercâmbio entre os participantes, bem como discutir alternativas para inovar e promover mudanças socioculturais, acompanhando os avanços tecnológicos de uma sociedade que vive em constante transformação e desenvolvimento.

Os ministrantes do evento foram o antropólogo, educador social e folcloristaTião Rocha (MG) e o professor, pesquisador e gestor de projetos de inovação em educação José Moran (SP). Em sua palestra, cujo tema foi o mesmo do evento, Tião Rocha apresentou suas ideias sobre educação e escolarização, utilizando as TICs (tecnologias de informação e comunicação) e as TACs (as tecnologias de aprendizagem e convivência), para diferenciar um processo do outro. Segundo ele, educação só existe no plural: "a educação só acontece quando duas ou mais pessoas trocam experiências. Quando há pluralidade, há aprendizado”, afirmou.

Conforme Rocha, é possível fazer boa educação sem escola, mas não sem bons educadores. “Não podemos esperar que as escolas formem bons educadores. É preciso saber o que as pessoas fazem, sabem e querem. O bom educador é capaz de fazer uma leitura tão boa do outro que consegue traduzir o que pensa por meio do seu piscar de olhos”, salientou. “O grande desafio da nossa cultura é aprender a fazer e a usar esses saberes”, acrescentou.

Já o professor, pesquisador e gestor de projetos de inovação em educação José Moran, falou sobre as “Metodologias Ativas e Tecnologias na Educação”, fazendo um panorama sobre a utilização da tecnologia dentro e fora de aula, permitindo a flexibilização da aprendizagem. “Aprender é descobrir qual é o seu caminho. Ao longo da vida você vai construindo situações que na hora até parecem fazer sentido, mas quando encontra outros horizontes, você está aprendendo. Aprende a fazer novas escolhas e descobre novas oportunidades. Por isso, é importante aprender não apenas nas escolas, mas com tudo à nossa volta”, enfatizou.

Para Moran, é necessário colocar as tecnologias dentro de um contexto desafiador, pois qualquer coisa que se faça sempre tem pessoas por trás. “A educação é uma relação humana. Podemos perfeitamente utilizar todas as tecnologias que surgirem, mas são as pessoas que que fazem tudo acontecer”, concluiu.

Após as palestras, foi realizada uma Mesa Redonda. Para enriquecer as reflexões desta edição, o evento encerrou com a apresentação de Relatos de Experiência trazidos pelos participantes.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Gravataí, telefone (51) 3497-6174 e www.facebook.com.br/sescgravatai e Sesc Navegantes (51) 3342-5099 e www.facebook.com.br/sescportoalegre.

Sobre o Sesc – Em 2016, o Sesc comemora 70 anos no Brasil e, no Rio Grande do Sul, a Instituição chega a estas sete décadas atuando em 100% dos municípios. Todas as 497 cidades recebem atividades sistemáticas da instituição em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. 


Autor: Daniela Heck
Fonte: Usina de Notícias
Autor da Foto: Claiton Dornelles

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581