.
 
 
Projeto Arte da Palavra dissemina a literatura no Rio Grande do Sul
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/09/2017

Projeto Arte da Palavra dissemina a literatura no Rio Grande do Sul

Ação realizada pelo Sesc chegará a São Leopoldo, Alegrete, Uruguaiana, Canoas, Montenegro e Lajeado, neste mês de setembro

Cidades gaúchas estão no roteiro do projeto nacional Arte da Palavra. Em setembro, as ações serão realizadas em São Leopoldo, Alegrete, Uruguaiana, Canoas, Montenegro e Lajeado. Com o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, o Sesc realiza o projeto, que é voltado a ações formativas e de fruição literária, abrangendo diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes. Nesta edição, participam das atividades os escritores Alfredo Guimarães Garcia (PA),Rafael Coutinho (SP), Bráulio Tavares (PA), Renan Inquérito (SP) e Paulino Júnior (SC). Saiba mais em www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é composto por três tipos de circuitos: Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

A Oficina Criativa com Rafael Coutinho, pelo Circuito de Criação Literária, ocorrerá em Alegrete (11 a 15/9). Já Montenegro (18 a 22/9) e Uruguaiana (25 a 29/9) receberão a mesma atividade, mas ministrada por Bráulio Tavares. O Circuito de Autores, com Alfredo Guimarães Garcia e Paulino Júnior, será atração em Canoas (12/9), Montenegro (13/9), Lajeado (14/9) e São Leopoldo (15/9). Renan Inquérito será atração do Circuito de Oralidades, em Canoas (26/9), Montenegro (27/9), Lajeado (28/9) e São Leopoldo (29/9). Confira abaixo a programação completa.

Conheça um pouco mais sobre os escritores que chegam ao RS neste mês:

Alfredo Guimarães Garcia é o nome literário de Joaquim Alfredo Guimarães Garcia, paraense nascido em Bragança em 1961. É escritor, jornalista, radialista e professor de ensino superior. É graduado em Comunicação Social (Jornalismo), especialista em Teoria Literária e mestre em Estudos Literários, títulos obtidos junto à Universidade Federal do Pará (UFPA). Já publicou 40 livros, sendo 38 individuais e dois em parceria: um com seu filho, H.G.Neto (Epifanias, Paka-Tatu, 2009), outro com o poeta Ronaldo Franco (Cidade das Águas, Paka-Tatu, 2004).

Rafael Coutinho é quadrinista, artista plástico e editor. Nascido em São Paulo em 1980, se formou em Artes Plásticas pela UNESP em 2004. Como autor, é conhecido pelos livros Cachalote, parceria com o escritor Daniel Galera (Quadrinhos na Cia - 2010), O Beijo Adolescente 1, 2 e 3 (ed. Cachalote) e As Aventuras do Barão de Munchausen (ilustrador, Cosac Naify - 2014) e Forrest Gump (Ed. Aleph - 2016). Como editor, foi dono do selo Cachalote/Narval (2010-2016) e do site de quadrinhos Nébula, do Medium (2015). Como curador, participou dos eventos Bienal de Quadrinhos 2016 e da exposição Ocupação Laerte, no Itaú Cultural (2015), além de coordenador e idealizador do evento DES.GRÁFICA, no MIS-Museu da Imagem e do Som – SP (2016).

Braulio Tavares nasceu em 2 de setembro de 1950 em Campina Grande e morreu em 8 de julho de 2014, quando a Alemanha fez o sétimo gol. Como tinha muitos compromissos, no entanto, continua trabalhando até hoje. Exerce diversas profissões não-remuneradas, entre elas: cientista visionário, comediante existencialista, escritor de literatura oral, filósofo popular, andarilho sedentário, individualista de esquerda.

Renan Inquérito é conhecido por utilizar a música como ferramenta de transformação e interferência social. Além de MC e compositor, Renan Inquérito é professor (mestre em geografia pela Unicamp e doutorando em geografia pela Unesp), e enxerga a arte como mais um caminho para a educação. Em 2015, percorreu mais de 40 escolas com a Parada Poética, shows e debates, além de visitar, com frequência, unidades da Fundação CASA. Universidades, escolas, presídios e bibliotecas são territórios comuns quando se pensa em Inquérito. O rap invade salas de aula, ocupações de resistência, movimentos estudantis, festivais feitos em faculdades, eventos de chamamento para o vestibular, entre outros. Em 2015, o trecho de uma poesia do livro #PoucasPalavras (lançado pelo rapper em 2011) caiu no vestibular de um curso técnico da Unicamp, provando que a afinidade com a poesia e a literatura colocam o Inquérito em destaque no cenário do hip-hop brasileiro, justamente por dialogar e promover mudanças na vida da juventude.

Paulino Júnior nasceu em Presidente Prudente/SP e desde 2005 vive em Florianópolis. É autor do livro de contos Todo maldito santo dia – obra selecionada no Edital Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura (2013), e premiada pela Academia Catarinense de Letras como ‘Melhor livro de contos publicado em 2014’. Em 2015 lançou o livro-conto Bife a cavalo, para a coleção Coice de Porco (Butecanis Editora Cabocla). Participou do 5º Festival Nacional do Conto e do e-book Cisco – com conto inédito especialmente para o evento. Atuou como cronista no jornal Notícias do Dia (Florianópolis) de 2014 a 2016. Possui contos publicados em diversos periódicos, antologias de concursos literários e coletâneas – com destaque para O outro lado da notícia (São Paulo: Alink Editora, 2016) e e-book Cobain – em comemoração aos 25 anos do álbum Nevermind, do Nirvana.

Arte da Palavra – mês de setembro

Alegrete

De 11 a 15 de setembro - Circuito de Criação Literária
Oficina Criativa com Rafael Coutinho (SP)
Local: Sesc Alegrete (Rua dos Andradas, 71)
Horário: 18h

Canoas

12 de setembro – Circuito de Autores
Debate com os escritores Alfredo Guimarães Garcia (PA) e Paulino Júnior (SC)
Mediadora: Daiana Godinho Martins Correia

Local 1: Disponível para agendamento de escola pelo e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br
Horário: 10h

Local 2: Sesc de Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 20h

26 de setembro – Circuito de Oralidades
Apresentação de Renan Inquérito (SP)

Local 1: Disponível para agendamento de escola pelo e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br
Horário: 10h

Local 2: Sesc de Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 20h

Montenegro

13 de setembro - Circuito de Autores
Debate com os escritores Alfredo Guimarães Garcia (PA) e Paulino Júnior (SC)
Mediador: Pedro Shtiel

Local 1: Escola Walter Belian
Horário: 14h

Local 2: Clube do Comércio
Horário: 19:30h

27 de setembro – Circuito de Oralidades
Apresentação de Renan Inquérito (SP)

Local 1: Escola Walter Belian
Horário: 14h

Local 2: Clube do Comércio
Horário: 14h

De 18 a 22 de setembro – Circuito de Criação Literária
Oficina Criativa com Bráulio Tavares
Local: Estação da Cultura (Rua Osvaldo Aranha, 2215)
Horário: 19h
Informações e inscrições: msaraujo@sesc-rs.com.br

Lajeado


14 de setembro – Circuito de Autores
Debate com os escritores Alfredo Guimarães Garcia (PA) e Paulino Júnior (SC)
Mediador: Ana Paula Crizel
Local: Teatro do Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135)
Horários: 15h e 19h30

28 de setembro – Circuito de Oralidades
Apresentação de Renan Inquérito (SP)
Local: Teatro do Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135)
Horários: 15h e 19h30

São Leopoldo

15 de setembro - Circuito de Autores
Debate com os escritores Alfredo Guimarães Garcia (PA) e Paulino Júnior (SC)
Mediador: (UO deverá sinalizar o nome)

Local 1: Escola Estadual de Ensino Médio Polisinos
Horário:13h30

Local 2: Biblioteca Municipal Viana Moog
Horário:19h

29 de setembro - Circuito de Oralidades
Apresentação de Renan Inquérito (SP)
Local 1: Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Schneider
Horário: 13h30
Local 2: Centro de Cultura José Pedro Boéssio
Horário:19h

Uruguaiana

De 25 a 29 de setembro - Circuito de Criação Literária
Oficina Criativa com Bráulio Tavares
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)
Horário: 18h30 às 22h30  


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor da Foto: Monica Ogaya

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602