.
 
 
Detentos da Cadeia Pública de Porto Alegre concluem curso de capacitação
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/09/2018

Detentos da Cadeia Pública de Porto Alegre concluem curso de capacitação

Cerimônia na manhã desta segunda-feira (10/9) marca encerramento de curso do Programa Sesc Envolva-se, iniciado em julho de 2018

Na próxima segunda-feira, 10 de setembro, acontece a certificação do curso “Criatividade e Estilo: Casa e Decoração”, realizado pelo Programa Sesc Envolva-se, com 35 detentos da Cadeia Pública. A cerimônia inicia às 14h, no Salão de Atos da Cadeia, e contará com a presença de familiares e autoridades da Susepe. Na ocasião, também serão expostos os trabalhosdesenvolvidos ao longo das aulas, em que os alunos aprenderam a confeccionar mantas e tapetes com retalhos de tecidos. Os materiais produzidos serão destinados parte a uso coletivo no presídio, parte a uso individual e uma porcentagem será doada a uma instituição social.  

Rodrigo, que participa pelo segundo ano do projeto enxerga na atividade uma oportunidade de mudança. “Antes eu estava perdido na droga, hoje eu tenho uma direção, uma esperança de uma vida melhor. Se não existisse esse lugar, se eu estivesse lá no fundo da cadeia, a situação poderia ser diferente”, declara o preso que conta os dias para sua liberdade, prevista para dezembro, após quatro anos de cárcere.

Conforme explana o gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Schmitz, este momento final é muito importante para os detentos, pois é o resultado do trabalho dedicado, uma demonstração de reconhecimento que estimula a continuação do desenvolvimento pessoal. “Trazer uma ação destas para cá é o reflexo do pensamento do Sesc/RS, de que acreditamos na mudança. Acreditamos que podemos mudar os aspectos do nosso meio social investindo nas pessoas”, afirma Schmitz.

Convidado pela Susepe, o Sistema Fecomércio-Sesc/RS realiza há três anos o Envolva-se nas penitenciárias da Capital gaúcha. A primeira edição foi desenvolvida no Presídio Feminino Madre Pelletier, enquanto a segunda já ocorreu na Cadeia Pública. Nesta última, as ações são voltadas aos carcerários da ala dos dependentes químicos. A turma do curso de 2018 é composta por cerca de 50% por pessoas que já participaram da edição anterior, dando continuidade ao que foi aprendido. “O objetivo é que eles possam sair daqui com uma profissão, que possam enxergar nessa atividade uma grande oportunidade de renda e sustendo futuro”, esclareceu Fabiane Gasparini, assistente social do Sesc Comunidade.

O Programa Envolva-se é uma rede de solidariedade que atua em prol da sustentabilidade ambiental e a partir de três pilares: as empresas doadoras de insumos e matéria prima; as entidades sociais que transformam a matéria prima em arte; e o Sesc que realiza a mediação entre os parceiros do Programa, dando apoio logístico e disseminando conhecimentos a partir de ações educativas. Mais informações estão disponíveis no telefone (51) 3224-0538 ou no site www.sesc-rs.com.br/comunidade


Autor: Niágara Braga
Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor da Foto: Marcos Nagestein

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581