.
 
 
Hospital Mãe de Deus avança tecnologicamente no modelo de assistência cardiovascular
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/02/2011

Hospital Mãe de Deus avança tecnologicamente no modelo de assistência cardiovascular

Realizados em um mesmo local, procedimentos intervencionistas percutâneos e cirúrgicos cardiovasculares se tornam mais seguros e menos invasivos com a inauguração de Sala Híbrida

O Instituto de Medicina Vascular do Mãe de Deus acaba de incorporar mais uma importante tecnologia ao seu dia a dia: a sala híbrida. Este novo espaço possibilita procedimentos mais seguros e menos invasivos aos pacientes, já que funciona dentro de um Centro Cirúrgico, porém contendo todos os recursos de uma unidade de hemodinâmica convencional. “Com a sala híbrida é possível resolver problemas de alta complexidade, realizando procedimentos cirúrgicos cardiovasculares e de imagem em um mesmo local.” Explica o cirurgião cardiovascular Eduardo Saadi, gestor do Serviço de Cirurgia Cardiovascular e do Centro da Aorta do sistema de saúde Mãe de Deus.

A sala híbrida é um conceito moderno da medicina no tratamento de doenças cardiovasculares complexas. Consiste em uma sala de hemodinâmica(cateterismo cardíaco) com todos os recursos tecnológicos de última geração construída no bloco cirúrgico que possibilita a intervenção percutânea (sem incisão) acoplada, quando necessário, às cirurgias cardiovasculares, em geral, minimamente invasivas.“Estes procedimentos são realizados pelo cardiologista intervencionista e pelo cirurgião cardiovascular que trabalham de forma conjunta, integrada e simultânea, buscando a melhor solução no tratamento das afecções cardiovasculares complexas”. Salienta o cardiologista Alcides Zago, gestor do centro de terapia endovascular do HMD.

Doenças da válvula aórtica, correções de aneurismas de aorta, implante de válvulas através de cateteres e implante de marca passos especiais e desfibriladores estão entre tratamentos realizados no local. Entre os aparelhos está o OCT – Tomografia de Convergência Óptica, um dos três instalados no País. “Trata-se da única técnica in vivo (angioscopia) que permite visualizar o endotélio das artérias coronárias com alta resolução. Em uma linguagem mais simples, é um angioscópio coronariano, com imensa vantagem sobre o ultrassom tradicional, uma vez que seu poder resolutivo de imagem é maior”, explica o diretor médico e científico do HMD, Alberto Kaemmerer. Na sala híbrida também estará instalado o mais recente equipamento de eletrofisiologia cardíaca para tratamento das arritmias cardíacas graves.

“Com estes avanços tecnológicos, associado a uma emergência com cardiologistas 24 horas, e uma sala especializada em urgências cardiológicas, o Mãe de Deus se posiciona como um sistema altamente resolutivo em doenças cardio e cerebrovasculares”, destacam os doutores Euler Manenti e Maurício Friedrich, gestores do Instituto de Doenças Cardio e Cérebrovasculares do Hospital Mãe de Deus.

Ao agregar diferentes procedimentos em um mesmo ambiente, a sala híbrida também reúne profissionais de diversas especialidades, uma equipe multidisciplinar com alta qualificação científica. “Cirurgiões cardíacos, neurocirurgiões, cardiologistas intervencionistas e cirurgiões vasculares periféricos terão na sala a tecnologia necessária para usar o máximo de seus conhecimentos na busca dos melhores desfechos clínicos”, lembra Kaemmerer.

Tecnologia por demanda

Em mais de 30 anos de atividade, o Mãe de Deus destaca-se como uma nova geração de hospitais que nunca para de evoluir e acompanhar a velocidade dos avanços da medicina. Os investimentos em tecnologia são realizados de maneira estudada e coerente, conforme as demandas ditadas pela epidemiologia. “Temos tido a competência de incorporar tecnologia na medida certa, combatendo a obsolescência programada pela indústria”. Afirma o diretor médico e científico, Alberto Kaemmerer.

Para atender ao acelerado crescimento do Instituto do Câncer, o HMD adquiriu o primeiro PET/CT do sul do país, o que representa um enorme avanço em qualidade e segurança assistencial por permitir o diagnóstico precoce do tumor, a evolução e o prognóstico do tratamento. A demarcação por PET/CT da região a ser irradiada sem lesão do tecido saudável da vizinhança do tumor é outra notável aquisição da tecnologia. Os institutos estão utilizando também nas áreas de cardiologia, diagnóstico precoce do Mal de Alzheimer, distúrbios motores do Sistema Nervoso Central – Parkinson e Epilepsia.

Outra grande inovação ocorre pela parceria com a Medtronic dos Estados Unidos para a instalação de um Centro Tecnológico na América Latina tendo o Hospital Mãe de Deus como sede. Os primeiros frutos desse acordo já foram colhidos. Desde o final de outubro está em operação o tomógrafo móvel – O ARM – um sistema que permite a obtenção de imagens tri-dimensionais. Acoplado ao Navegador Cirúrgico permite que neurocirurgiões e ortopedistas ofereçam a seus pacientes o máximo de precisão nos procedimentos cirúrgicos, com menor grau de invasão, menos dor e menor tempo de internação.

Sobre o Mãe de Deus

O Sistema de Saúde Mãe de Deus engloba uma rede de hospitais e serviços de saúde sem fins lucrativos, além de programas de saúde comunitária. O sistema reúne oito hospitais, um centro clínico e um centro de oncologia radioterápica, aliando tecnologia a um corpo clínico altamente qualificado. O investimento contínuo em equipamentos, estrutura física e uma gestão com responsabilidade social demonstram o compromisso com a comunidade.


 


Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: UFFIZI CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581