Imprimir
 

relação direta entre tabagismo, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer

O tabagismo é a principal causa modificável de morte na população. Existe uma relação direta entre tabagismo, doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e o derrame cerebral, e vários tipos de câncer. Este fato é incontestável, tornando a cessação do tabagismo uma poderosa forma de promoção da longevidade.Estima-se que no Brasil mais de 200 mil pessoas morram anualmente devido à doenças relacionadas ao tabaco. Abaixo relacionamos alguns fatos atuais sobre o tabagismo no Brasil:

- Cerca de 1/3 da população brasileira adulta ainda fuma. Estima-se que 16 milhões de homens sejam fumantes.Entre as mulheres, este número é um pouco menor: 11 milhões de fumantes.
- A concentração maior de tabagistas é nas capitais de regiões mais industrializadas.

- De forma geral, as regiões Sul e Sudeste são as campeãs em tabagismo.

- Porto Alegre é a capital tabagista do País (aproximadamente 25% da população é composta por fumantes).Metade destes fumantes  consome mais de um maço (20 cigarros) por dia.

- A segunda capital tabagista do Brasil é Curitiba, com 21,5% da população fumante, seguida de Florianópolis (21,4%).No quarto e quinto lugares estão Belo Horizonte (20,4%) e São Paulo (19,9%), respectivamente.

- A relação de consumo do fumo por sexo (homem/mulher) é menor nas regiões Sudeste e Sul. Este fato traduz um aumento no número de mulheres tabagistas.

- A maior proporção de fumantes foi observada entre o público com menor escolaridade.

Autor: Redação
Fonte: Portal do coração

Imprimir