Imprimir
 

O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia

Aspectos éticos, políticos e sociais da pesquisa em saúde e como comunicá-los ao grande público serão o foco da aula inaugural do Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, no dia 28 de março. A médica Hemalatha Somsekhar, da Fundação de Saúde Pública da Índia, virá ao Museu da Vida para falar sobre sua experiência usando filmes e peças de teatro para divulgar essas questões.

A palestra Divulgando ciência e questões éticas relacionadas à saúde e aos avanços biomédicos, além de trazer exemplos de ações de divulgação em saúde, traçará um breve histórico da divulgação científica na Índia e trará algumas ideias inovadoras sobre como engajar o público na ciência. Somsekhar já esteve envolvida em diversos projetos que reúnem cientistas, especialistas em ética e profissionais de teatro para explorar e desenvolver novas maneiras de comunicar questões de saúde e encorajar o debate entre cientistas, profissionais de saúde e outros públicos.

O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia. Haverá tradução simultânea.

O Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde é resultado da colaboração entre Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Cecierj e Museu de Astronomia e Ciências Afins, com apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-Pop), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social/Ministério da Ciência e Tecnologia.

Aula inaugural

Communicating science and ethical issues in health care and biomedical advances
Hemalatha Somsekhar (Fundação de Saúde Pública da Índia)
Segunda-feira, 28 de março, às 10h
Na Tenda da Ciência, no campus da Fiocruz
Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro

Autor: Redação
Fonte: Museu da Vida

Imprimir