Imprimir
 

Saúde assina protocolo com universidade da África do Sul

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) assinou, na manhã da última quinta-feira, 31, protocolo de intenções com a Universidade de Western Cape, da África do Sul, a Ufrgs e o Hospital Moinhos de Vento, visando à realização do projeto de pesquisa sobre o Acesso à Atenção Primária em Saúde Bucal. O objetivo é desenvolver e validar um modelo de acesso universal, integral e equitativo à atenção primária em saúde bucal, através de um estudo experimental em Porto Alegre.

Na assinatura, o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Bosio, destacou a importância do ato para a busca de um diagnóstico sobre a saúde bucal no município. "Esse projeto vem em um momento importante para a secretaria, que está organizando as suas estruturas de serviços, buscando a democratização do acesso baseado na equidade", disse.

A atividade será desenvolvida por meio de convênio firmado entre a SMS, a Faculdade de Odontologia da Universidade de Western Cape e o centro colaborador em saúde bucal da Organização Mundial da Saúde para a África do Sul, a Coordenação do Projeto Assistencial da Restinga/Extremo Sul do Hospital Moinhos de Vento e o Centro de Pesquisa em Odontologia Social da Ufrgs. 

De acordo com o diretor do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde, da Universidade de Western Cape, professor Neil Mybrgh, lá na África a saúde pública também enfrenta o mesmo tipo de situação e a pesquisa servirá como uma boa fonte de informação, oferecendo subsídios para as decisões dos gestores da saúde. "A pesquisa não é teórica, mas prática e a SMS fará um bom uso do resultado deste trabalho", avalia.
Participaram do ato de assinatura, o coordenador do Projeto Assistencial da Restinga Extremo Sul do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Mattia, e o coordenador do Centro de Pesquisa em Odontologia Social da Ufrgs, Fernando Hugo.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde - Porto Alegre

Imprimir