Imprimir
 

Cidades de Porto Alegre, Goiânia e São Paulo registram a maioria dos casos de câncer no país

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 17 cidades brasileiras, entre 2000 e 2005, revela o panorama dos diagnósticos de câncer no país. Publicada em 2010, a pesquisa indicou que a maioria dos casos foi registrada nas cidades de Porto Alegre, Goiânia e São Paulo.

A pesquisa ainda aponta que os tipos de tumores mais encontrados na população do Brasil são, entre os homens, os casos de câncer de pele, próstata, pulmão, cólon e reto, estômago, esôfago, bexiga, laringe, fígado e sistema nervoso central. E, entre as mulheres, os principais são os diagnósticos de câncer de pele, mama, colo do útero, cólon e reto, pulmão, tireoide, estômago, ovário e colo do útero.

Na região sudeste, o câncer de mama teve indicação de alta, no qual foi registrado diagnóstico da doença em 70 mulheres para cada 100 mil habitantes. Segundo informações do INCA, o câncer de mama é um dos que mais mata no país, apenas em 2007, 11 mil mulheres faleceram por causa da doença no Brasil.

Porém, o câncer de mama é de fácil detecção e tem chance de sobrevida em 57% dos casos registrados, quando diagnosticado precocemente. A detecção é feita pelo exame de mamografia, que é capaz de indicar nódulos com milímetros de tamanho. “Mas a mamografia não substitui também o autoexame, no qual a própria mulher pode sentir a presença de tumores e este deve ser feito com frequência”, explica Maria Carla Vieira Pinho, professora de Saúde Coletiva do Complexo Educacional FMU.

Existe maior incidência da doença para os chamados fatores de risco, como casos de câncer na família, tabagismo, vida sedentária e má alimentação. “Porém, o câncer de mama pode ser evitado de acordo com o estilo de vida da pessoa, quando os bons hábitos entram em ação, como a prática de esportes e uma alimentação saudável”, exemplifica a docente do Complexo Educacional FMU.

O Complexo Educacional FMU, que reúne as Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdades Integradas de São Paulo (FISP) e Faculdades Integradas Alcântara Machado e Faculdade de Artes Alcântara Machado (FIAM FAAM), é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos há mais de 40 anos. Atualmente, a instituição oferece mais de 80 cursos de Graduação, 50 opções de Pós-graduação (Especialização e MBA), 40 cursos de Extensão e Mestrado em Direito. Possui estrutura moderna, campi de fácil acesso e professores mestres e doutores, que oferecem aos estudantes um ensino diferenciado e inovador.


Autor: Redação
Fonte: FMU

Imprimir