Imprimir
 

Coordenadora do PIM reúne-se com secretário de Assusntos Estratégicos do Governo Federal

A coordenadora do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Liese Serpa, e a Diretora de Ações em Saúde, da SES, Sandra Fagundes, estiveram reunidas no último dia 29 de março com o Secretário de Ações Estratégicas, Ricardo Paes de Barros. A Secretaria integra o gabinete da Presidência da República, e o encontro teve por objetivo conhecer melhor a política do RS, considerada referência em cuidados com crianças de 0 a 6 anos.

O Programa Infância Melhor (PIM), coordenado pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, é voltado a famílias com crianças de 0 a 6 anos e gestantes, em situação de vulnerabilidade social. Atende, atualmente, 58.725 famílias (o que corresponde a 88.140 crianças dessa faixa etária) em 255 municípios do estado. As famílias são orientadas por meio de atividades lúdicas específicas, focadas no desenvolvimento integral e voltadas à promoção das habilidades das crianças, considerando seu contexto cultural, suas necessidades e interesses.

Pesquisa realizada em 2010 pelo Centro de Referencia Latinoamericana para La Educación Preescolar (CELEP), de Havana (Cuba), mostrou que 97% das famílias atendidas pelo PIM acreditam que sua participação no programa modificou seu modo de tratar os filhos.

A SAE objetiva desenvolver uma proposta com intuito de implantar um programa nacional de atenção integral à primeira infância, que ofereça oportunidades para um desenvolvimento pleno e integral das crianças de 0 a 6 anos.

"Em nenhuma outra fase, o desenvolvimento é tão dependente da família quanto na primeira infância. Assim, as políticas públicas para este grupo requerem ações voltadas para informar as famílias sobre como monitorar e estimular o desenvolvimento de seus filhos, e também garantir que elas tenham recursos necessários para promover um desenvolvimento adequado para eles", afirmou Paes de Barros.

Autor: Redação
Fonte: Secretaria da Saúde

Imprimir