Imprimir
 

Programa integra o Estratégia de Saúde da Família

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Pinto, localizada na rua Beco 5, 565, inaugura quinta-feira, 14, às 14h, sala de grupo do Programa de Prevenção à Violência das Equipes de Saúde da Família dos Territórios de Paz do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O objetivo é desenvolver o conceito de segurança humana, conhecer e discutir critérios que devem ser buscados pela comunidade e instituições do Território de Paz. A idéia é promover uma política de segurança humana e proteção à vida.

Após a inauguração, realiza-se seminário, quando será apresentada a proposta de trabalho, a avaliação em grupos do perfil das intervenções existentes, as iniciativas e apresentação de resultados. O público-alvo é constituído por gestores, trabalhadores sociais e públicos interessados em promover segurança no Território de Paz Bom Jesus.

Atendimento - O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, lembra que as atividades têm como finalidade manter e aperfeiçoar o Sistema de Vigilância das Violências em todos os serviços de saúde Pronasci. O Centro de Referência de Atendimento à Infância (CRAI), a Casa de Apoio Viva Maria, Casa Harmonia, o Ambulatório da Violência do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, os centros de atenção psicossocial (Caps) e o SAMU, como exemplos, são serviços mantidos em todo o país e reconhecidos em seu papel de acolhimento às vítimas de violência.

O Ministério da Saúde, em articulação com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, realiza várias ações de vigilância das violências e de promoção da saúde e da cultura da paz. Casartelli destaca o papel desses órgãos na identificação, tratamento, encaminhamento das vítimas de violência e, principalmente, a contribuição para a segurança e qualidade de vida das pessoas nessas comunidades.

Autor: Redação
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Imprimir