Imprimir
 

Secretário Ciro participa de inauguração de unidade de saúde mental em Taquara

O secretário Ciro Simoni esteve na última quinta-feira (14/04) em visita ao município de Taquara, onde participou da cerimônia de inauguração de 13 leitos de internação para tratamento de álcool e drogas no Hospital Bom Jesus. Ainda no município, o secretário participou de solenidades comemorativas após as reformas em duas unidades básicas de saúde.

A Unidade de Saúde Mental e Serviço Hospitalar para Álcool e Drogas do Hospital Bom Jesus foi criada em novembro do ano passado, oferecendo assistência a pacientes com sofrimento psíquico e dependência química, abrangendo o atendimento a 43 cidades que fazem parte da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde. No novo prédio serão disponibilizados oito leitos para dependentes químicos e cinco leitos para pacientes em casos psiquiátricos. Nesta nova ala, além de 13 leitos, estarão disponíveis sala de conveniência, refeitório, copa, banheiros, posto de enfermagem e consultório.

Ciro destacou a importância desses leitos para o combate a epidemia do crack pela qual passamos hoje. "Taquara é cidade líder na região e precisa ter o comprometimento em oferecer assistência e vemos esta confirmação aqui. Temos a convicção plena que vamos ter um serviço regional totalmente especializado e confiável", afirmou.

O Hospital iniciou suas atividades em novembro de 2009 com 22 leitos de internação clínica e emergência 24 horas. Em maio de 2010, aumentou seus serviços, oferecendo também, atendimento nas áreas de obstetrícia, cirurgia e pediatria. Hoje são 73 leitos e, ainda este ano, serão mais 18 leitos na ala nova de convênios que está sendo reformada. Também está em processo de aprovação o início do funcionamento de uma UTI com 10 leitos.

Ainda na cidade, o secretário Ciro Simoni - acompanhado da coordenadora da 2ª CRS, Rosângela Dornelles - conheceu as reformadas unidades básicas de saúde dos distritos de Fazenda Fialho e Padilha. Nas solenidades, ele lembrou que essa mesma intenção de descentralizar os serviços faz parte da mentalidade que ele pensa para a Secretaria Estadual da Saúde. "Queremos que as nossas estruturas espalhadas pelo Estado sejam cada vez mais reforçadas, para dar acesso de qualidade mais perto das pessoas", disse.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir