Imprimir
 

Usuários de implante coclear reúnem-se para trocar experiências

Na manhã desta terça-feira, 26 de abril, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre sedia um encontro muito especial. Os cerca de 250 pacientes que, nos últimos nove anos, fizeram implante coclear na instituição foram convidados a participar do IV Curso para Usuários de Implante Coclear e seus Familiares. Juntamente com eles, estarão médicos, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais que integram a equipe de saúde. Será uma oportunidade para que portadores de surdez profunda fiquem sabendo das novidades no manejo do implante coclear e no seu uso para a melhoria da qualidade de vida, convivam com outras pessoas familiarizadas com o assunto e troquem experiências com outros pacientes, familiares e profissionais.

O implante coclear (popularmente conhecido como ouvido biônico) é um aparelho eletrônico de alta complexidade tecnológica utilizado para restaurar a função da audição em portadores de surdez profunda, que não se beneficiam com o uso de próteses auditivas convencionais. O implante estimula diretamente o nervo auditivo, através de pequenos eletrodos colocados dentro da cóclea, e o nervo leva estes sinais para o cérebro. No Sul do Brasil, o HCPA foi a primeira instituição a realizar este tipo de procedimento pelo SUS, em 2001.

O IV Curso para Usuários de Implante Coclear e seus Familiares inicia às 8h15 e acontece no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque (Ramiro Barcelos, 2350 – 2º andar do hospital). Para esta quarta edição do evento, estão programados temas como novidades do tratamento de surdez, cuidados pós-operatórios no implante coclear, estimulação da audição e da linguagem após o implante e orientações para a família pode ajudar neste processo. A partir das 11h30, haverá uma sessão de depoimentos de pacientes e familiares, relatando suas experiências. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3359.8090.

 


Autor: Elisa Kopplin Ferraretto
Fonte: HCPA

Imprimir