Imprimir
 

Doença pode causar complicações à visão

LOC/REPÓRTER: Dados do Ministério da Saúde revelam que a proporção de brasileiros adultos com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos. Ao todo, quase 24% dos adultos no País sofrem de pressão alta. Mas o que poucos sabem é que a doença pode ser diagnosticada em um simples exame de vista. A doença chamada de Retinopatia Hipertensiva afeta diretamente vasos e artérias do olho e pode gerar complicações que vão desde a perda na qualidade na visão, como embaçamento, à cegueira, nos casos mais graves. Para o retinólogo Sebastião Ferreira Neto é fundamental que as pessoas façam visitas regulares ao oftalmologista.

TEC/SONORA: Sebastião Ferreira Neto – retinólogo

"A princípio, o hipertenso deve fazer um controle com o cardiologista e fazer uma revisão periódica. E caso ocorra qualquer baixa de visão, qualquer seja dessa natureza ou de outra qualquer, a pessoa deve procurar o oftalmologista de imediato. Nunca é normal uma visão turva ou de baixa qualidade. O quanto mais rápido for instituído o tratamento, melhor será a visão no futuro."

LOC/REPÓRTER: O retinólogo explica que ainda não existe cura para a retinopatia hipertensiva, mas há como prevenir, evitar a sua evolução e em alguns casos recuperar parte do dano. Sebastião Ferreira Neto enfatiza que, além checar a pressão arterial regularmente, o paciente deve adotar medidas mais saudáveis como praticar atividades físicas, não consumir sal em excesso e evitar o fumo e bebidas alcoólicas.

Reportagem, Alexandre Souza
 


Autor: Redação
Fonte: Ministério da Saúde

Imprimir