Imprimir
 

Projeto Avaliação de Experiências Inovadoras no Âmbito da Organização e Gestão da Atenção em Hospitais do SUS

Para identificar e avaliar experiências inovadoras de organização e gestão do cuidado hospitalar do SUS, está disponível, na página da ENSP, um inquérito eletrônico voltado para hospitais públicos, privados contratados ou filantrópicos em todo o país que tenham 100 leitos ou mais. Compreendendo a natureza complexa e multidimensional do cuidado em saúde, o trabalho volta-se para a análise dos limites e possibilidades de implementação de mudanças nos processos de trabalho em saúde e de melhoria da qualidade da assistência hospitalar. O inquérito tem como objetivo identificar e avaliar, nos hospitais do SUS, experiências de organização e gestão do cuidado, voltados para a introdução de inovações gerenciais neste campo.

O mapeamento será feito junto com os diretores, responsáveis e gestores de hospitais brasileiros, por meio de um questionário eletrônico padronizado, que será a base para a construção do retrato das iniciativas do país. Entre os principais produtos desta pesquisa estão a construção de um banco de experiências brasileiras de organização e gestão da atenção hospitalar pública, além da organização de um catálogo com as experiências mais relevantes de inovação/qualificação da gestão do cuidado hospitalar.

O inquérito faz parte do projeto Avaliação de Experiências Inovadoras no Âmbito da Organização e Gestão da Atenção em Hospitais do SUS, desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública (Inova-ENSP). O trabalho está sendo coordenado pela pesquisadora Marilene de Castilho Sá, chefe do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP). A pesquisa pretende identificar experiências de organização e gestão do cuidado e de introdução de inovações gerenciais neste campo, num esforço para gerar conhecimento aplicável ao enfrentamento dos problemas de qualidade da assistência hospitalar no SUS.

De acordo com Marilene, existem alguns produtos possíveis dentro da pesquisa. "Entre os principais, destacam-se a construção de um banco de experiências brasileiras de organização e gestão da atenção hospitalar pública, cujo acesso será aberto, e a organização de um catálogo com as experiências mais relevantes de inovação/qualificação da gestão do cuidado hospitalar, que será divulgado pela ENSP", comentou.


Autor: Isabela Schincariol
Fonte: Informe ENSP

Imprimir