Imprimir
 

Após 20 horas de cirurgia, Jeff Kepner se recupera bem, afirmam os especialistas

O primeiro norte-americano a receber transplante das duas mãos está em condição estável, no Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Após 20 horas de cirurgia, Jeff Kepner (57) se recupera bem, de acordo com a Associated Press.

Natural da Pensilvânia, Kepner é um ex-membro da Força Aérea e estava morando na Geórgia há vários anos. Ele teve suas mãos e pés amputados devido a uma grave infecção bacteriana (sepsia).

O transplante foi finalizado com sucesso, após os médicos conseguirem fazer as ligações entre os tendões, nervos e músculos do transplantado e os dos membros do doador. Quatro equipes de cirurgiões estiveram envolvidas na operação: duas na preparação da retirada das mãos do doador e as outras duas no transplante.

Embora Jeff Kepner não seja a primeira pessoa passar por este tipo de cirurgia (8 pessoas no mundo todo já receberam transplante das duas mãos), é improvável que este tipo de procedimento se torne comum, afirmam os médicos especialistas.

Pessoas que recebem transplante devem tomar pesadas medicações para o resto de suas vidas, para diminuir a reação de seu sistema imunológico e evitar que o novo órgão seja rejeitado. Estes medicamentos podem causar efeitos colaterais e não evitar a lenta rejeição do órgão com o tempo.

Entretanto, os especialistas vão utilizar uma nova técnica que consiste na mistura de glóbulos brancos do sangue do paciente com glóbulos brancos do doador, para diminuir a necessidade dos fortes medicamentos contra rejeição.


Referência
 
Pittsburgh Post-Gazette – Disponível em: http://www.post-gazette.com/pg/09125/967691-53.stm
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Autor: Fábio P. de Brito - Equipe SIS Saúde
Fonte: Vide Referências

Imprimir