Imprimir
 

Quando há qualquer alteração, o bebê deve ser imediatamente encaminhado a um especialista

O teste do Reflexo Vermelho, ou do olhinho, é um exame de rotina que deve ser realizado nos bebês logo na primeira semana de vida, de preferência antes da alta da maternidade. A partir desse exame é possível detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como, por exemplo, uma cegueira irreversível.

Como é feito?

O exame é gratuito, obrigatório, indolor e não confere qualquer desconforto ao bebê. O pediatra utiliza uma fonte de luz, que sai de um aparelho de bolso chamado oftalmoscópio, como uma lanterninha. A partir daí, se observa o reflexo que vem das pupilas.

Resultado

Quando a retina é atingida pela luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo. Se houver qualquer alteração, não é possível observar o reflexo ou a qualidade é ruim, esbranquiçada.

A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo.

O resultado sai na hora. “Quando há qualquer alteração, o bebê deve ser imediatamente encaminhado a um especialista”, explica a enfermeira Cibele Cristina Alves Oliveira, da UTI neonatal e do berçário do Hospital Santa Catarina. “Quanto mais cedo forem diagnosticados, melhor qualidade de vida terá o bebê”.


Autor: Marina Teles
Fonte: O que eu tenho?

Imprimir