Imprimir
 

Derivados do grão contribuem para um estilo de vida saudável

A saúde da mulher adulta pode sofrer diversas mudanças ao longo da vida, principalmente em fases como a gravidez e a menopausa, por conta das variações hormonais. Queda na massa óssea, alterações na condição cardiovascular e depressão são apenas alguns dos sintomas apresentados nesses períodos.

Além dos exercícios físicos regulares, uma dieta balanceada contendo todos os nutrientes necessários é fundamental para evitar essas e outras complicações.

— Não há fórmula secreta para evitar todos os sintomas que vem com o avançar da idade. Mas alguns truques alimentares podem ajudar a amenizar incômodos. Não é necessário mudar completamente a rotina para atingir resultados significativos — explica Renata Cassar, gerente de Nutrição da Unilever.

Estudos mostram que dietas compostas primordialmente por frutas, verduras, legumes, carnes magras, grãos e produtos com baixos níveis de gordura reduzem o risco de mortalidade feminina, mantendo o peso ideal e a saúde do coração. Nesse contexto, a soja tem um valor importante, uma vez que colabora para a diminuição do colesterol sanguíneo. Seu consumo é facilitado por uma ampla variedade de derivados — como a bebida à base de soja, por exemplo — que podem proporcionar esses benefícios.

— Algumas bebidas à base de soja disponíveis no mercado têm ampla variedade de micronutrientes (vitamina D, ferro, cálcio etc), proteínas, são livres de colesterol, possuem poucas calorias e têm perfil rico de ácidos graxos — explica Renata.

Diversos estudos também relacionam a ingestão de soja e seus derivados com a provável diminuição de alguns efeitos da menopausa, como os calores noturnos, alterações psíquicas e aumento de peso. Para quem quer aliar o cuidado com a saúde à perda de medidas, existem também opções com soja em versões light.

— O consumo de alimentos como a soja, ricos em proteína de alto valor nutricional, está diretamente ligado à melhora da qualidade de vida das mulheres, independente do período da vida — conclui a nutricionista.


Autor: Bem-Estar
Fonte: ClicRBS

Imprimir