Imprimir
 

Oficina será realizada nos dias 18 e 19 de maio, no Centro Estadual de Vigilância em Saúde

A quarta edição da Oficina de Monitoramento da Rede de Laboratórios de Tuberculose, de 2011, será realizada nos dias 18 e 19 de maio, no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), em Porto Alegre.

O evento reunirá técnicos do  Laboratório Central do Estado (IPB-LACEN), da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde, além de representantes dos Laboratórios de Diagnóstico de Tuberculose de Alvorada, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão.

Durante a oficina, os  palestrantes da Seção de Microbactérias do IPB-LACEN vão abordar os seguintes temas: avaliação dos laboratórios de diagnóstico de tuberculose, acerto de fluxos dos documentos de registros de culturas, análise dos indicadores dos serviços de diagnósticos e utilização do sistema Gerenciador do Ambiente Laboratorial(GAL).

Conforme a diretora do IPB-LACEN, Raquel Fiori de Souza, trata-se de uma atividade financiada pelo Fundo Global de Luta contra a AIDS, Tuberculose e Malária (The Global Fund), com sede em Genebra, Suíça. O organismo disponibiliza recursos, e no Brasil, cada Laboratório público organiza seus treinamentos de acordo com as necessidades locais. O objetivo é, ao final de cinco anos, impactar positivamente para o controle e a redução da doença. 

O projeto abrange 57 municípios brasileiros das zonas metropolitanas de Porto Alegre, Belém, São Luís do Maranhão, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Baixada Santista e Manaus. Essas regiões, juntas, concentram 45% dos casos de tuberculose do país.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir