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90% dos entrevistados entendem que o cidadão deve ter o direito de escolher se quer ou não usar cigarro e bebidas

Pesquisa nacional realizada pelo IBOPE Inteligência com cidadãos acima de 18 anos procurou conhecer a opinião da população sobre temas relacionados ao consumo e à propaganda de cigarros. 

Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre homens e mulheres de diferentes classes sociais, dentre os quais 74% eram não-fumantes.  

Segundo o resultado, 91% da população brasileira, em todas as regiões do País, entende que o cidadão maior de 18 anos deve ser responsabilizado pelos seus atos e 95% afirmam que o consumidor deve ter seu direito de escolha respeitado.

 “Essa pesquisa mostra que, para a população, é importante que o cidadão escolha quais caminhos seguir, sendo responsabilizado pelos seus atos. Além disso, quanto mais informação os cidadãos tiverem sobre essa questão, melhor será para que tomem decisões conscientes”, afirma Luiz Sá Lucas, diretor técnico do IBOPE Inteligência e responsável pela pesquisa. 

De acordo com 89% dos entrevistados, os consumidores têm o direito de saber onde os cigarros são comercializados e os cartazes e displays no ponto de venda são a melhor forma de assegurar essa informação. 

Outro dado curioso é que, apesar da pesquisa ter encontrado uma maioria predominante de não-fumantes,  84% dos entrevistados entendem que os direitos do cidadão que fuma devem ser respeitados, assim como os de quem não fuma.

Sobre a pesquisa

Período: A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2011.

Amostra: Foram entrevistados 2.002 brasileiros com 18 anos ou mais em 142 municípios brasileiros.

Margem de erro: É de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
 

  Download do relatório Cigarros e fumantes 

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Autor: Redação
Fonte: IBOPE

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