Imprimir
 

Curitiba faz parceria com INCA e Ministério para ampliar mamografias

A Prefeitura de Curitiba, o Ministério da Saúde e o INCA assinaram termo de cooperação técnica para o aprimoramento do programa Mulher Curitibana – a primeira estratégia organizada no Brasil para rastreamento do câncer de mama. O objetivo é desenvolver ações científicas e tecnológicas que ampliem o rastreamento da doença e, em consequência, o seu controle.

A meta de Curitiba com a parceria é ampliar o número de mamografias mensais realizadas em mulheres a partir de 50 anos – faixa etária mais suscetível ao desenvolvimento do câncer de mama, e que concentra 59% dos casos da doença.

Em maio, a cobertura chegou a 7,5 mil, mas a capacidade instalada no município é de 14 mil exames.

Em comparação com o ano passado, o número de exames feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu 32% nos três anos que antecederam a implantação do Mulher Curitibana, em novembro de 2009.

O termo será assinado pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, pelo diretor-geral do INCA, Luiz Antônio Santini, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas.

De acordo com a secretaria de saúde do Estado, foi apresentado um panorama sobre a relação entre mamografias de rastreamento e redução da mortalidade por câncer de mama e a experiência de Curitiba na operacionalização do programa, avaliando a iniciativa local que poderá servir de base para a implantação do rastreamento organizado do câncer de mama em todo o país.


Autor: Saúde Web
Fonte: Saúde Web

Imprimir